×
Loading ...

Como mover uma tomada mais para cima na parede

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As tomadas elétricas geralmente ficam na parede 45 cm acima do chão. Você pode achar que seja mais útil que essa tomada fique em uma posição mais elevada na parede. Por exemplo, pode ter uma bancada de trabalho ou de artesanato na qual é desejável ter fácil acesso a uma tomada. Mover uma tomada mais acima pela parede dá um pouco de trabalho, mas não é necessário mudanças complicadas na fiação elétrica.

Instruções

Você pode mover uma tomada mais para cima na parede (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Desligue o circuito de energia elétrica com o qual você vai trabalhar no painel disjuntor.

    Loading...
  2. Remova o parafuso que está fixando a moldura atual da tomada na parede. Retire a moldura. Desatarraxe os parafusos em cima e em baixo da tomada e puxe-a da caixa de tomada. Desaparafuse as laterais da tomada e puxe os fios branco e preto para fora da tomada. Remova o parafuso segurando as abas de suporte da caixa de tomada e puxe a caixa de tomada para fora da parede.

  3. Coloque a nova caixa de tomada contra a parede na posição na qual você deseja que a nova tomada fique localizada; precisa ser diretamente acima do local atual para que você não tenha que lidar com pinos para parede. Trace o contorno da caixa na parede usando o lápis. Corte a área dentro da linha traçada com um serrote de ponta.

  4. Empurre o cabo romex pela nova abertura até que o fim do fio apareça na abertura abaixo (na antiga localização da tomada). Puxe alguns centímetros de fio para fora da abertura e introduza-o no buraco de cima da caixa da tomada. Remova 3 cm do isolamento dos fios preto e branco. Pareie os fios preto e branco do seu cabo com os fios preto e branco do cabo que estava conectado na tomada antiga. Coloque um conector de fios em cada par formado e torça os fios ao redor da porca, até que esta esteja segurando os fios firmemente.

  5. Coloque novamente a caixa de tomada na parede e aparafuse a caixa de tomada com abas de suporte removíveis até que esteja presa com segurança. Coloque uma moldura de tomada vazia na caixa e os parafusos em cima e em baixo.

  6. Corte o cabo em aproximadamente 15 cm em direção ao novo buraco na parede. Introduza o cabo dentro do buraco no fundo da sua nova caixa de tomada. Coloque a caixa de tomada em um espaço aberto e aperte os parafusos das abas de suporte removíveis com uma chave de fenda para firmar a caixa em seu devido lugar.

  7. Remova aproximadamente 1 cm do isolamento dos cabos preto e branco. Retire os parafusos de prata e cobre de cada lado da nova tomada. Coloque o fio preto por baixo do parafuso de cobre e o fio branco por baixo do parafuso de prata e fixe-os bem.

  8. Coloque a tomada na caixa de tomada e aparafuse em cima e em baixo. Coloque a moldura da tomada novamente na caixa de tomadas.

  9. Ligue novamente a energia elétrica e conecte alguma coisa na tomada para ter certeza de que está funcionando.

Loading...

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Caixa de tomada com abas de suporte removíveis
  • Lápis
  • Serrote de ponta
  • Cabo Romex 14-2
  • Alicate para cortar/desencapar fios
  • Conector de fios [porca de plástico feita para conectar fios sem que haja solda]
  • Moldura de tomada vazia
  • Moldura de tomada

Referências

Loading ...
Loading ...