Como fazer movimento em Unity 3D

Escrito por sean mann | Traduzido por marina mendes
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Como fazer movimento em Unity 3D
Normalmente, os controles dos movimentos são feitos com as teclas direcionais para se movimentar no jogo (Tecla enter image by Parato from Fotolia.com)

A não ser que você planeje que sua personagem Unity 3D fique estática, é preciso criar um roteiro para lidar com a movimentação. O programa Unity 3D suporta linguagens de programação encriptadas em JavaScript, C# e Boo. Normalmente, os controles dos movimentos são feitos com as teclas direcionais para se movimentar no jogo. Você pode fazer com que a personagem se mova ao criar um roteiro que contenha códigos para a manipulação dos movimentos, e então anexar o roteiro diretamente à ela.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Abra o Unity e carregue a sua personagem.

  2. 2

    Clique no menu "Assets", depois em "Create" e então em "JavaScript" para fazer um roteiro novo.

  3. 3

    Adicione o código abaixo no topo do arquivo de roteiro:

    var sp : float = 5.0; var grav : float = 18.0;

    private var direction : Vector3 = Vector3.zero;

    function Update() { var contr : CharacterController = GetComponent(CharacterController);

    if (contr.isGrounded) { direction = Vector3 (Input.GetAxis("Horizontal"), 0, Input.GetAxis("Vertical")); direction = transform.TransformDirection(direction); direction *= sp; }

    direction.y -= gravity * Time.deltaTime; contr.Move(direction * Time.deltaTime); }

    As teclas "a" e "d", ou as direcionais para esquerda e direita, correspondem aos movimento padrões na horizontal. O "w" e o "s", ou as teclas direcionais para cima e para baixo, correspondem aos movimentos padrões na vertical. A função "Update" funciona a cada quadro novo. A variável "Time delta Time" para o movimento em mais de um segundo. O código detecta se o usuário aperta a tecla para o movimento horizontal ou vertical, e então move a personagem na direção correspondente após determinar os valores de velocidade e gravidade.

  4. 4

    Anexe o roteiro à personagem arrastando-o do "Project View" para ela. Há outro jeito de fazer isso, selecionando a personagem e clicando em "Component", clique em "Scripts" e em "New Behaviour Script". Após anexado, o roteiro deve aparecer no menu "Components" na seção "Scripts". Ele também deve aparecer em "Inspector" quando selecionar a personagem.

  5. 5

    Aperte "Play" para rodar o roteiro de movimentação com a sua personagem.

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