Como fazer movimento em Unity 3D

Escrito por sean mann | Traduzido por marina mendes
Como fazer movimento em Unity 3D
Normalmente, os controles dos movimentos são feitos com as teclas direcionais para se movimentar no jogo (Tecla enter image by Parato from Fotolia.com)

A não ser que você planeje que sua personagem Unity 3D fique estática, é preciso criar um roteiro para lidar com a movimentação. O programa Unity 3D suporta linguagens de programação encriptadas em JavaScript, C# e Boo. Normalmente, os controles dos movimentos são feitos com as teclas direcionais para se movimentar no jogo. Você pode fazer com que a personagem se mova ao criar um roteiro que contenha códigos para a manipulação dos movimentos, e então anexar o roteiro diretamente à ela.

Instruções

  1. 1

    Abra o Unity e carregue a sua personagem.

  2. 2

    Clique no menu "Assets", depois em "Create" e então em "JavaScript" para fazer um roteiro novo.

  3. 3

    Adicione o código abaixo no topo do arquivo de roteiro:

    var sp : float = 5.0; var grav : float = 18.0;

    private var direction : Vector3 = Vector3.zero;

    function Update() { var contr : CharacterController = GetComponent(CharacterController);

    if (contr.isGrounded) { direction = Vector3 (Input.GetAxis("Horizontal"), 0, Input.GetAxis("Vertical")); direction = transform.TransformDirection(direction); direction *= sp; }

    direction.y -= gravity * Time.deltaTime; contr.Move(direction * Time.deltaTime); }

    As teclas "a" e "d", ou as direcionais para esquerda e direita, correspondem aos movimento padrões na horizontal. O "w" e o "s", ou as teclas direcionais para cima e para baixo, correspondem aos movimentos padrões na vertical. A função "Update" funciona a cada quadro novo. A variável "Time delta Time" para o movimento em mais de um segundo. O código detecta se o usuário aperta a tecla para o movimento horizontal ou vertical, e então move a personagem na direção correspondente após determinar os valores de velocidade e gravidade.

  4. 4

    Anexe o roteiro à personagem arrastando-o do "Project View" para ela. Há outro jeito de fazer isso, selecionando a personagem e clicando em "Component", clique em "Scripts" e em "New Behaviour Script". Após anexado, o roteiro deve aparecer no menu "Components" na seção "Scripts". Ele também deve aparecer em "Inspector" quando selecionar a personagem.

  5. 5

    Aperte "Play" para rodar o roteiro de movimentação com a sua personagem.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível