Computadores e eletrônicos

Por que o Mozilla continua dizendo que "esta conexão não é confiável"?

Escrito por chris hoffman Google | Traduzido por valéria wanda fernandes barbosa
Por que o Mozilla continua dizendo que "esta conexão não é confiável"?

Todos os navegadores avisam sobre a problemas com o certificado de segurança

Alexander Hassenstein/Getty Images News/Getty Images

O Mozilla Firefox utiliza certificados para verificar a identidade de sites seguros aos quais você se conecta. Sites seguros possuem endereços que começam com “HTTPS” e usam criptografia de camadas de proteção, ou SSL, para assegurar que outras pessoas não espiem as suas informações pessoais em trânsito. O Firefox mostra essa página de aviso "esta conexão não é segura" quando ele não consegue verificar a identidade do site.

Outras pessoas estão lendo

Identidade

A página de aviso "esta conexão não é segura" aparece no lugar de um site quando o Firefox percebe um problema com o certificado SSL de segurança do mesmo. Um problema com o certificado de segurança significa que o Firefox não consegue ter certeza de que o site que você está visitando é o site que ele diz ser. Por exemplo, essa mensagem de erro aparecendo ao invés do site do seu banco pode indicar que alguém está tentando se passar pelo site do seu banco com más intenções. Você pode clicar na opção "detalhes técnicos" para ver qual o problema específico.

Site incorreto

A mensagem "O certificado é valido apenas para [site]" pode aparecer na seção de Detalhes Técnicos, indicando que o certificado de segurança que o site está usando foi emitido para um outro site. Por exemplo, um site pode adquirir um certificado para “Example.com” para tornar suas comunicações com Example.com seguras. O certificado pode ser usado apenas em "Example.com". As vezes, um certificado pode ser válido apenas em certas partes do domínio. Por exemplo, se você está acessando "Example.com" e o certificado é válido apenas para "www.Example.com", você precisa visitar "www.Example.com" diretamente.

Certificados auto-assinados

Os sites normalmente obtém os certificados SSL de empresas que emitem-os e asseguram sua validade. Os administradores de sites também podem optar por usar certificados auto-assinados. Embora os certificados auto-assinados possam criptografar seus dados com segurança na transmissão, eles não podem garantir a identidade do site que você está visitando. Um certificado auto-assinado pode falar que é do "Example.com", mas não existe uma maneira de ter certeza disso. Certificados auto-assinados são usados com frequência em sites intranet em redes locais.

Datas incorretas

O certificado de segurança de um site pode não estar válido até uma data futura ou pode ter expirado. Essa mensagem de erro pode ocorrer com frequência caso o relógio do computador esteja configurado em uma hora errada. Tente ajustar a hora do seu computador clicando com o botão direito no relógio da barra de tarefas e selecionando "Austar data/hora". Se ajustar o relógio para a hora correta não resolver o problema, então os administradores do site podem ter negligenciado a renovação do seu certificado antes que ele expirasse.

Ignorar problema

O Mozilla recomenda que você clique no botão "Me tire daqui!" que aparece na página de aviso e lhe tira do site não confiável ao invés de continuar. Se você esperava a mensagem de aviso e deseja continuar, você pode clicar na opção "eu entendo os riscos" na página e clicar no botão "Adicionar exceção" que irá aparecer. Uma janela mostrando as informações técnicas sobre o problema com o certificado vai aparecer. Você pode clicar em "Confirmar exceção de segurança" nessa janela para confiar no certificado SSL que provocou o alerta.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media