Mudança repentina no comportamento de cachorros

Escrito por heather vecchioni | Traduzido por gabriel medinat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Mudança repentina no comportamento de cachorros
Um cachorro age diferentemente quando é estressado ou não se sente bem (dog image by Joanna Redesiuk from Fotolia.com)

Quando um cão muda o comportamento de repente, muitas vezes é um motivo de preocupação. Em geral, um cão não vai alterar a atitude dele por nada, então frequentemente há uma razão, cabendo ao dono ou responsável descobrir o motivo e entrar em contato com um veterinário, caso seja necessário.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

Os cães são muito sensíveis. Quando eles estiverem felizes, infelizes, estressados ​​ou não se sentirem bem, eles vão comunicar isso aos donos através do modo de agir. Embora o comportamento de um animal possa ser difícil de decifrar, vale a pena investir um tempo nisso, pois um cão pode estar lhe revelando algo sobre uma doença, fazendo-lhe saber que ele está passando por uma situação em que não está satisfeito ou que está causando medo nele.

Tipos de mudança

Os animais podem apresentar muitas mudanças em seu comportamento, conforme afirma o site Veterinary Partner. Estas alterações podem incluir um cão que na maioria das vezes é ativo e, de repente, quer dormir o dia todo. Um cão de meia-idade e geralmente dócil pode inesperadamente começar a rosnar e morder quando você chegar perto da cabeça dele para acariciá-lo. Até mesmo um cão de dois anos de idade e habitualmente sociável, que sempre quer ser o centro das atenções, subitamente se esconde debaixo da cama. Esse tipo de comportamento, obviamente, não é normal e deve ser tratado.

Causas

Súbitas mudanças de comportamento muitas vezes são causadas por uma condição médica. Hipotireoidismo ou hipoatividade da tireoide pode ser a razão para uma repentina falta de energia em um cão. É provável que uma infecção no ouvido seja a razão de um animal que é normalmente dócil querer morder sua mão cada vez que você chegar perto da cabeça dele, como sugere o site Veterinary Partner. No entanto, nem todas as mudanças devem estar fundamentadas em causas médicas. Por exemplo, um cachorro pode se esconder debaixo da cama porque tem medo de um novo membro na casa, como um bebê ou até mesmo uma peça nova de mobília.

Diagnóstico

Se um cão começa de repente a comportar-se de maneira diferente, então deve-se avaliar as circunstâncias do animal. Será que ele se feriu ao brincar um dia? Mudou alguma coisa na casa? Você se estressou ultimamente? Você mudou a marca da ração dele? Se você não consegue determinar uma causa para a mudança, provavelmente precisará consultar um veterinário. Possivelmente, ele vai fazer exames de sangue para procurar condições médicas, como o hipotireoidismo, além de executar uma análise aprofundada dele na procura de quaisquer outros problemas potenciais.

Tratamento

Condições médicas, como a doença da tireoide, são passíveis de serem tratadas. Mudanças comportamentais provocadas por fatores ambientais podem ser mais difíceis de serem resolvidas, pois não existe uma pílula que acabe com o estresse do animal. O site Paw Rescue afirma que uma mudança na rotina do dono muitas vezes é o suficiente para causar alterações comportamentais. Se for esse o caso, você deve tentar prestar mais atenção no seu cão. Leve-o para passear e dedique tempo para brincar o máximo possível com ele. Existe a possibilidade de que tudo o que seu cachorro precisava era de um pouco de atenção e carinho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível