Como as mudanças no ambiente comercial afetam a análise dos custos e dos lucros

Escrito por marquis codjia | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como as mudanças no ambiente comercial afetam a análise dos custos e dos lucros
Um cenário econômico ruim afeta diretamente o planejamento estratégico de uma empresa (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

As mudanças no ambiente de negócios afetam diversas variáveis na equação comercial de uma empresa, que vão desde a análise dos custos e dos lucros até a gestão estratégica, as táticas com o pessoal e a análise crítica da produtividade. Os gerentes corporativos geralmente não cruzam os braços à espera de fatores externos, mas, ao contrário, definem políticas adequadas para monitorarem o estado da economia e descobrirem como esses fatores poderiam afetar o curso operacional da organização.

Outras pessoas estão lendo

Ambiente empresarial

O ambiente comercial incorpora todos os elementos que afetam de maneira dinâmica a ambição comercial da companhia, alterando aspectos como a forma que ela planeja seus produtos, os locais e a forma como os comercializa, os mecanismos logísticos que ela define e como lida com o tédio competitivo. Embora existam vários fatores que permeiam o cenário comercial, muitas vezes, os estrategistas de marketing citam cinco forças como as mais proeminentes e, normalmente, as reúnem sob o termo "As cinco forças de Porter". Essas forças incluem a capacidade de negociação dos fornecedores, a influência comercial dos clientes, a ameaça das novas companhias que entram no mercado, a ameaça dos produtos de reposição e as dinâmicas competitivas dentro de um setor. Outros fatores que afetam o universo comercial incluem os regulamentos e as tendências tecnológicas.

Análise dos custos e dos lucros

A análise dos custos e dos lucros permite que uma companhia invente técnicas específicas destinadas a monitorar as despesas administrativas, definir os processos de fabricação que custam dinheiro, descobrir formas inovadoras de economizar e a ajudar a alta liderança a controlar o desperdício. Esse estudo também tem uma orientação ao lucro, que permite que os líderes de departamento enfrentem os problemas perenes, especialmente com a expansão da participação de mercado, o crescimento do rendimento, a melhoria na qualidade do produto e no atendimento ao cliente. De certo modo, uma avaliação nas despesas e nos rendimentos ajuda a empresa a lucrar mais e a descobrir sua fraqueza competitiva, um exercício útil especialmente se a companhia estiver em busca de oportunidades de crescimento para mudar o jogo.

Simbiose

As mudanças no ambiente comercial podem afetar os rendimentos e as despesas da companhia e, finalmente, o perfil dos custos e dos lucros. Os eventos como uma legislação comercial desfavorável e uma economia ruim podem impactar negativamente nos resultados de uma empresa. Assim, os executivos da empresa poderiam usar discussões sobre a gestão de despesas e o crescimento dos rendimentos para oferecer uma crítica sobre as táticas de corte de custos nos segmentos que apresentam prejuízos. Eles podem lamentar, por exemplo, a falta de um progresso visível na forma com a qual os líderes de segmento analisam os custos, evitam gastos excessivos e traçam um caminho sólido para um sucesso comercial duradouro.

Ferramentas e tecnologia

Para analisar de forma eficaz os custos e os lucros operacionais, uma companhia usa algumas ferramentas e equipamentos, a maioria dos quais permite que a gerência estude como o ambiente externo afeta as atividades operacionais. As ferramentas comerciais incluem softwares de gestão da relação com o cliente, programas de planejamento de recursos da empresa, softwares de análise financeira e computadores de grande porte. Outras ferramentas incluem softwares para reengenharia de processos e aplicações de recuperação de desastres.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível