Como mudar o espaço de memória heap do Java

Escrito por matthew cory | Traduzido por caio amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como mudar o espaço de memória heap do Java
O "heap" do Java é uma parte da memória especificamente alocada para o ambiente de execução (memory image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)

O sistema Java tira dos programadores muitas das preocupações com gerenciamento de memória. Esta memória é conhecida como "heap", o espaço que o sistema operacional dá para o Java para que ele rode um programa. Quando há espaço reservado suficiente, o programa roda normalmente; quando não há, o programa pode rodar lentamente ou parar com um erro "OutOfMemoryException". O ambiente Java fornece um tamanho padrão de "heap", mas você pode configurá-lo de acordo com a aplicação ou tamanho do sistema.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Java Runtime Environment (JRE) 1.6 ou superior (versões anteriores podem funcionar também)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Linha de comando (por aplicação)

  1. 1

    Abra uma janela de comando (Windows) ou de terminal/shell (Unix/Linux) e navegue para a aplicação que você deseja rodar.

  2. 2

    Para indicar um tamanho inicial de "heap", rode seu programa com os seguintes parâmetros:

    java -Xms<tamanho> (sua aplicação de linha de comando)

    Por exemplo, para rodar o MyApp.jar com uma memória "heap" inicial de 64 MB, você pode fazê-lo da seguinte forma:

    java -Xms64m -jar MyApp.jar

  3. 3

    Para indicar um tamanho de "heap" máximo, mude sua linha de comando para o seguinte:

    java -Xms<tamanho inicial> -Xmx<tamanho máximo> (aplicação de linha de comando)

    Supondo que queremos executar o exemplo do passo dois com uma memória "heap" máxima de 128 MB, use a seguinte linha de comando:

    java -Xms64m -Xmx128m -jar MyApp.jar

    Isto assegurará que a aplicação iniciará com um mínimo de 64 MB de espaço "heap" disponível e nunca tentará alocar mais de 128 MB.

    Painel de controle (Sistema em geral/Para Applets)

  1. 1

    Em sistemas operacionais Windows, abra seu painel de controle ("Menu Iniciar > Painel de Controle") e encontre o ícone chamado "Java" (Isto pode não estar disponível em versões anteriores do Java).

  2. 2

    Na aplicação Java do Painel de Controle, vá para a guia "Java" e clique no botão "Visualizar...". Será mostrada a você uma janela contendo uma lista dos Ambientes de Execução Java instalados em seu sistema.

  3. 3

    Selecione seu ambiente Java primário (ou único) da lista e clique duas vezes na célula chamada "Parâmetros de Execução".

  4. 4

    Entre com os tamanhos de "heap" inicial e máximo de acordo com sua necessidade, usando os parâmetros que estavam na primeira seção. Por exemplo, para definir um espaço de "heap" inicial de 64MB e de, no máximo, 128MB, preencha a caixa com o seguinte:

    -Xms64m -Xmx128m

  5. 5

    Clique em "OK" para fechar a janela de ambientes de execução e em "OK" novamente para fechar o painel de controle do Java.

Dicas & Advertências

  • Se você é um desenvolvedor, esteja certo de ter usado um registrador ou outra ferramenta de monitoramento para verificar os requerimentos de memória de sua aplicação -- isto tornará o descobrimento de suas configurações muito mais fácil quando você não tiver a menor ideia, ao invés de ir por tentativa e erro.
  • Se você não é um desenvolvedor, lembre-se de que a maioria das aplicações têm seus próprios requisitos de memória e que os desenvolvedores devem sabê-los antes de lançar a aplicação para o público. Se você está tendo problemas com um programa que está rodando lentamente ou ficando sem memória, verifique o site do desenvolvedor pra ver as configurações exatas que você deve utilizar.
  • Mudar os valores no painel de controle -- através do sistema -- pode parecer mais fácil e rápido, mas isto pode ser perigoso. Muitas aplicações Java são desenvolvidas com base nas configurações de memória padrão e alterá-las pode trazer resultados inesperados com outros programas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível