Como mudar o modo de andar

Escrito por aubrey bailey | Traduzido por elia regina previato
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Como mudar o modo de andar
Caminhar apropriadamente melhora o equilíbrio (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Treinar uma maneira apropriada de andar pode ser uma tarefa difícil, particularmente para crianças ou adultos com limitações de aprendizagem. Treinar o modo de andar é usado com pessoas que têm desordens neurológicas como paralisia cerebral ou que sofreram derrames. Esse treinamento é utilizado para melhorar o equilíbrio e a independência ao andar. É benéfico também para pessoas reaprendendo a andar depois de se recuperarem de um trauma ou machucadas numa perna que ficou imobilizada por um período de tempo. Há diferentes técnicas que podem ajudar a mudar seu padrão de caminhada.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Andador ou bengala
  • Papel de açougue
  • Tinta de pintar com os dedos ou talco de bebê
  • Assadeira de biscoitos ou tabuleiro
  • Metrônomo
  • Dispositivos sonoros especiais para treinar o andar

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Instruções

    Instruções

  1. 1

    Use um andador ou bengala para melhorar o equilíbrio ao andar. Há diversos tipos disponíveis. Um andador rolante suporta os dois lados do corpo e pode ser empurrado facilmente conforme você anda. Fique em pé dentro do andador e dê um passo de modo que seus quadris fiquem alinhados com suas mãos. Você pode cair para trás se ficar muito perto da parte da frente do andador. Uma muleta funciona melhor quando somente um lado do corpo está enfraquecido. Ela é usada na mão do lado oposto à perna enfraquecida. Conforme você muda os passos com a perna machucada, posicione a bengala firmemente no chão. Traga-a para a frente conforme avança com a perna fraca e a perna boa vai suportar seu peso.

  2. 2

    Use o feedback visual para melhorar uma técnica em particular. Pessoas que caminham na ponta dos pés precisam aprender a colocar os calcanhares no chão a cada passo. Retire os sapatos e as meias. Desenrole o papel de açougue numa superfície plana. Polvilhe o talco ou a tinta numa assadeira e pise nela com os dois pés. Caminhe sobre o papel tentando marcá-lo com suas pegadas a cada passo. Conforme for progredindo, caminhe calçado com seus sapatos e deliberadamente pressione o calcanhar no chão a cada passo. Com prática você vai poder melhorar sua velocidade.

  3. 3

    Use um feedback auditivo para melhorar a técnica. Use um metrônomo para marcar o ritmo e melhorar a velocidade e a fluidez do caminhar. Programe-o para uma velocidade confortável a você e tente acompanhar cada passo com o som do ritmo estabelecido no metrônomo, aumentando a velocidade do ritmo conforme for ficando mais fácil. Este exercício vai melhorar a coordenação e a dinâmica do equilíbrio.

  4. 4

    Dispositivos sonoros especiais para treinar o andar podem ser atados aos sapatos normais para melhorar uma parte em particular da passada. Eles são comumente usados para melhorar a pisada na região do calcanhar. Amarre os dispositivos especiais ao redor do calcanhar de seu sapato e fixe-o com velcro para mantê-lo no local. Conforme você anda, tente fazer com que o dispositivo sonoro seja acionado a cada passo, conforme coloca peso sobre o calcanhar. Se você não ouvir o barulho do dispositivo, seu calcanhar não está tocando o chão.

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