Mais
×

Como mudar de uma oitava baixa para uma alta no clarinete

Atualizado em 20 julho, 2017

Quase todos os tocadores iniciantes de clarinete começam pela oitava grave do instrumento. É muito mais fácil tocar notas intermediárias e graves quando se começa a tocar clarinete. Depois de alguns meses de prática, torna-se necessário aprender e dominar a oitava aguda. As posições de dedos para essas notas serão mais familiares, mas com uma mudança de embocadura e a adição de uma tecla de oitava você poderá produzir novas notas na oitava mais aguda.

Instruções

O registro agudo do clarinete pode ser um desafio para os iniciantes dominarem (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Segure o clarinete e posicione seus dedos para tocar um grave Si bemol (Bb)(dedão, os três dedos maiores da mão esquerda e o indicador direito).

  2. Tome um bom fôlego com o diafragma e toque o Si bemol.

  3. Pressione a tecla de registro com o seu dedão esquerdo, sem descobrir o buraco. Mantenha o som forte e equilibrado. Isso deverá produzir um Fá no registro agudo.

  4. Libere a tecla da oitava e toque um grave Lá maior (acrescente seu médio direito), em seguida acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Mi maior no registro agudo.

  5. Toque um grave Dó maior (três dedos da mão esquerda) e, então, acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Sol maior no registro agudo.

  6. Toque um grave Sol maior (três dedos da mão esquerda e três dedos da mão direita) e depois acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Ré maior no registro agudo.

  7. Toque um Ré maior (os dois dedos maiores da mão esquerda) e acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Lá maior no registro agudo.

  8. Toque um grave Fá maior (três dedos da mão esquerda, três dedos da mão direita e o mindinho direito) e acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Dó maior no registro agudo.

  9. Pratique essas notas até que estejam confortáveis.

  10. Acrescente seu mindinho esquerdo enquanto toca o Dó maior agudo para "descer" para o Si maior.

  11. Levante um dedo de cada vez do Sol maior agudo (três dedos esquerdos, dedão, registro) para tocar o Lá maior agudo (dois dedos esquerdos, dedão, registro), o Si maior (indicador, dedão, registro) e, finalmente, o Dó agudo (apenas o dedão e a tecla de registro). Essas são as notas do registro agudo do clarinete.

Dicas

  • Não morda o clarinete para alcançar um registro agudo. Mantenha sua embocadura e queixo imóveis quando estiver tocando notas agudas.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article