Como mudar a textura de uma parede

Escrito por janet beal | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como mudar a textura de uma parede
Trocar a textura das paredes pode inovar sua decoração (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Confirme a biografia oficial ou não, os antigos bostonianos te dirão como a rica socialite eduardiana Isabella Stewart Gardner escalou os andaimes do seu Palácio na Corte Fenway para demonstrar com farrapos e tinta a textura exata que ela desejava nas paredes do seu átrio de três andares. Felizmente, trocar a textura de paredes na sua casa não necessita mais de atitudes drásticas. A textura pode ser feita com ferramentas manuais, rolos de pintura e até máquinas de spray. Inove a decoração da sua sala, com texturas que vão de sutis a fortes. Você não precisa ser um expert em atividades faça-você-mesmo para produzir resultados dramáticos e bonitos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Massa corrida
  • Pequena espátula de pedreiro ou espátula
  • Lixa
  • Mistura de gesso para acabamento
  • Espátula de pedreiro
  • Pincel ou rolo de pintura
  • Spray de tinta - opcional
  • Rolo para textura
  • Pincel de cerdas duras

Lista completaMinimizar

Instruções

    Texturizada para lisa

  1. 1

    Passe a massa corrida em rachaduras ou outras áreas danificadas. Você pode utilizar massa corrida pré-misturada, ou misturar pequenas quantidades de pó com água, conforme a necessidade. Espalhe uma fina camada do composto sobre rachaduras ou buracos com uma pequena espátula de pedreiro ou espátula, removendo qualquer excesso. Deixe secar completamente, e lixe suavemente até que a superfície fique lisa. Para rachaduras ou buracos fundos, várias camadas finas os cobrirão mais efetivamente que uma única camada grossa, que pode secar de forma desigual e encolher.

    Como mudar a textura de uma parede
    Utilize uma espátula de pedreiro ou uma espátula para corrigir imperfeções na parede com massa corrida (Kelle image by reises from Fotolia.com)
  2. 2

    Aplique uma fina camada de gesso à parede. Misture o composto de gesso com água de acordo com as instruções. Separe uma quantidade em um recipiente, e utilize uma espátula de pedreiro retangular para espalhar pequenas quantidades na parede. Varra a espátula de pedreiro sobre as áreas em que você vir excesso de gesso ou protuberâncias; diferente da massa corrida, o gesso não responde bem à lixa. Deixe secar completamente.

  3. 3

    Repita com uma segunda camada fina se você ainda conseguir notar algum dano sob a cobertura da parede. Deixe a segunda camada secar. Pinte ou aplique papel de parede sobre a sua nova parede lisa, conforme desejado.

    Lisa para texturizada: pintura pré-texturizada

  1. 1

    Lixe, aplique massa corrida e utilize fita para rachadura sobre uma parede previamente pintada ou sobre uma parede pré-fabricada até que esteja lisa o suficiente para ser pintada.

    Como mudar a textura de uma parede
    É importante que a parede esteja lisa antes de ser pintada (drywall worker image by Sherri Camp from Fotolia.com)
  2. 2

    Mexa a tinta pré-texturizada completamente, e aplique-a com um pincel ou rolo. Esta tinta contém partículas que variam de areia a pelotas de resina que dão à tinta a sua textura. Continue mexendo a tinta completamente para evitar que as partículas decantem.

    Como mudar a textura de uma parede
    As partículas presentes na tinta lhe conferem a textura (drywall 2 image by iChip from Fotolia.com)
  3. 3

    Aplique a tinta pré-texturizada como você aplicaria qualquer outra tinta. Esteja preparado para arrastar um pouco mais o pincel ou rolo. Uma segunda camada de tinta irá aumentar a aparência texturizada. A tinta pré-texturizada também pode ser aplicada com spray, apesar de essa técnica exigir certa experiência com a utilização do equipamento.

    Como mudar a textura de uma parede
    A tintura pré-texturizada também pode ser aplicada com spray (spray image by Dragana Petrovic from Fotolia.com)

    Lisa para texturizada: técnicas para aplicação de gesso

  1. 1

    Crie uma textura com aparência de mármore em sua parede com gesso Veneziano. Essa técnica de vários estágios envolve a aplicação de uma camada base de gesso, mais gesso de meia consistência em um ou mais tons da mesma cor. Aplique a camada base, deixe-a secar, e siga com a camada de cor. Quando a camada de cor estiver seca, faça o polimento da superfície para atingir uma textura com aparência e brilho de mármore.

  2. 2

    Aplique uma fina camada de gesso e crie texturas com ferramentas manuais. Utilize uma espátula de pedreiro com entalhes ou dentes para fazer ondas ou redemoinhos no gesso molhado. Uma técnica descrita como "renda" pode ser realizada arrastando-se e enfiando-se as cerdas duras do pincel no gesso.

    Como mudar a textura de uma parede
    Utilize uma espátula de pedreiro com entalhes (3D Home improvement Construction Pushing A Tiling Trowel image by Scott Maxwell from Fotolia.com)
  3. 3

    Faça experimentos com rolos para textura diretamente sobre o gesso molhado ou depois de seco. O rolo passado sobre o gesso molhado criará uma superfície texturizada que pode ser pintada. Usar o rolo sobre a tinta oferece duas possibilidades: uma textura sutil criada sobre a tinta com uma segunda camada da mesma cor ou uma textura contrastante com uma segunda cor aplicada sobre a primeira camada de tinta. Até mesmo a uma pequena distância, a cor contrastante da pintura transmite um forte senso de textura.

    Como mudar a textura de uma parede
    É possível criar diferentes texturas utilizando a criatividade (red paint on a wall image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Se você é um iniciante, pratique a aplicação de gesso e pintura sobre uma grande caixa de papelão. Isso pode lhe ajudar muito se você pretende criar uma textura feita com ferramentas manuais em gesso molhado. Você também pode ver o efeito da pintura sobre o gesso antes de aplicá-la sobre a parede toda.
  • Sprays de tinta oferecem a grande vantagem da agilidade depois que você adquirir um pouco de prática. No entanto, tome o cuidado de utilizar máscara e proteção sobre olhos. Ventile a sua área de trabalho, tanto se você for trabalhar manualmente ou utilizando máquinas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível