Como mudar a cor da tinta de uma caneta-tinteiro

Escrito por m.l. browne | Traduzido por caio nogueira
Como mudar a cor da tinta de uma caneta-tinteiro
É possivel mudar a cor da tinta da sua caneta-tinteiro (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Parte do prazer de escrever com uma caneta-tinteiro é que você pode mudar a cor da tinta para combinar com a tarefa ou com o seu gosto facilmente. A maioria das canetas modernas são planejadas para serem usadas com tintas à base de água, as quais são feitas pelas empresas em uma grande variedade de cores. Se você quiser mudar a cor da tinta da sua caneta-tinteiro, precisará de um pouco de paciência para limpar o mecanismo de alimentação e a ponta para que nenhum traço da cor original permaneça e interfira na cor nova.

Instruções

    Tinta em cartucho

  1. 1

    Desparafuse a caneta em duas partes e remova o cartucho da ponta. Se você quiser guardar o resto da tinta no cartucho para uso futuro, sele a ponta firmemente com um pedaço pequeno de fita adesiva antes de guardar.

  2. 2

    Segure a parte parafusada da ponta apontada para o chão, de forma que você possa passar água corrente e morna por ela até que a tinta velha saia e a água passe pela ponta completamente transparente.

  3. 3

    Empurre a ponta estreita do novo cartucho de tinta na seção da ponta até que ele esteja encaixado apropriadamente e, então, parafuse a ponta e o corpo da caneta, juntado-os novamente.

  4. 4

    Pressione gentilmente a ponta da caneta em papel-toalha seco. Isso iniciará o fluxo da tinta do cartucho.

    Tinta engarrafada

  1. 1

    Ponha uma xícara ou mais de água morna dentro de uma vasilha pequena, desparafuse a caneta em duas partes e reserve o corpo dela.

  2. 2

    Mergulhe a ponta completamente na água morna enquanto gira gentilmente o conversor de alimentação para que ele se esvazie e preencha o reservatório com água algumas vezes. Essa ação limpa o reservatório e a ponta da cor de tinta original. Se a água ficar completamente colorida, encha novamente o copo ou vasilha periodicamente.

  3. 3

    Dobre alguns pedaços de papel-toalha para fazer um capacho espesso e toque a ponta da caneta nele para que qualquer água remanescente seja drenada pelo papel.

  4. 4

    Sobre uma superfície plana, abra a garrafa de tinta que contém a nova cor em e afunde a ponta da caneta nela. Gire gentilmente o conversor para encher o reservatório.

  5. 5

    Levante a ponta para fora da tinta, ponha a tampa da garrafa de volta e use papel-toalha para secar o lado de fora da seção da ponta e a própria ponta. Essa ação irá dar início ao fluxo de tinta.

  6. 6

    Parafuse o corpo e a ponta da caneta, juntando-os novamente.

Dicas & Advertências

  • As partículas de cores e líquidos suspensos em tintas de pigmentação (desenho, India, peroladas) podem causar entupimentos na fonte de alimentação da caneta e na ponta, o que pode estragar sua caneta permanentemente.

O que você precisa?

  • Caneta-tinteiro
  • Tinta para caneta à base de água (cartucho ou engarrafada)
  • Água corrente da torneira (morna)
  • Pequeno copo ou vasilha
  • Fita adesiva de 1,25 cm de largura
  • Papel-toalha

Lista completaMinimizar