×
Loading ...

O que fazer quando muita pimenta foi usada?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A adição acidental de um tempero em excesso é uma gafe culinária que acontece com chefs experientes e novatos em cozinha também. Quando se nota que muita pimenta foi adicionada a um prato, uma reação comum é pensar que a refeição está estragada. No entanto, com os ingredientes certos, é possível recuperá-la e equilibrar o sabor picante.

Adicione um pouco de limão para neutralizar a pimenta (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Diluir o prato

Uma forma de minimizar a quantidade de pimenta que um prato contém é diluir. Diluir um prato significa adicionar mais ingredientes até que o sabor de pimenta se torne mais e mais suave. Por exemplo, se adicionar muita pimenta caiena preta ou vermelha ao molho de espaguete, é possível corrigi-lo adicionando mais molho ou tomates. No caso de uma sopa à base de creme, dilua o prato apimentado com outra dose de leite, creme ou queijo que já fazem parte da receita. Lembre-se de que, se diluir o prato, também pode ser necessário re-equilibrar os outros sabores, tais como o alho em pó, cebola e sal, para obter a comida com o sabor desejado. Mas pelo menos a pimenta não será tão forte.

Loading...

Tempere-o

Corte o sabor picante acrescentando mais sal ao prato. O sal é um contraste eficaz com o sabor picante que a pimenta caiena preta ou vermelha tem. Também é possível disfarçar o sabor excessivamente temperado intensificando o restante dos sabores no prato. Duplique a quantidade de alho em pó, chili em pó e páprica, por exemplo, para que a pimenta não seja o principal tempero que se sente quando come a refeição.

Retire-a

Se usou acidentalmente muita pimenta no prato, mas ela está restrita a uma área, é possível recolher uma parte dela com uma colher. Basta raspar a parte de cima da refeição com a colher até retirar a quantidade de pimenta desejada. Se adicionou muita pimenta a algo como uma salada de folhas verdes, escolha os vegetais por cima que têm mais pimenta sobre eles e retire-os. Pode-se substituí-los por outros que tenham menos tempero.

Esprema um cítrico

Espremer um limão ou lima no prato pode ajudar a equilibrar o sabor picante. Eles são ácidos que ajudam a aliviar a sensação de queimação na boca provocada por pimentas picantes. Como tal, estes produtos podem ser espremidos sobre a refeição para neutralizar também o sabor da pimenta.

Lave o alimento

Adicionar muita pimenta a algo como macarrão lhe dá a opção de lavá-lo. Coloque-o em uma peneira ou coador e lave-o com um fluxo suave de água. Isso removerá os temperos do macarrão, permitindo recomeçar. Escorra-o um pouco antes de adicionar seus temperos ou molhos novamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...