O que uma mulher deve usar para um funeral?

Escrito por alison datko | Traduzido por leticia vitória
O que uma mulher deve usar para um funeral?
A vestimenta de funerais deve ser simples e respeitável (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Funerais são momentos de luto, de fazer a celebração de uma vida e dar apoio aos amigos e familiares do falecido. Escolher o que vestir é, em comparação, de pouca importância. Mesmo assim, a etiqueta de vestimenta para funerais sempre deve ser seguida como uma demonstração de respeito. Em quase todos os casos, sua roupa deve ser conservadora e simples, sem detalhes ou acessórios chamativos.

Cor

O preto, embora considerado padrão, não é sua única opção de cor. Azul marinho, cinza chumbo e outros tons escuros também são aceitáveis. Para aqueles que não têm um vestido ou um terno apropriado, você pode combinar peças separadas. Por exemplo, uma blusa branca ou bege modesta com uma saia preta servem. O objetivo é evitar chamar atenção para si mesmo ou sua roupa, então nunca escolha cores "felizes" como amarelo, rosa ou turquesa. Isso é considerado desrespeitoso.

Estilo

Muitas roupas profissionais são consideradas apropriadas para um funeral. Saias ou calças sociais geralmente são aceitáveis. No entanto, para reunião muito tradicionais, é melhor usar saia. Evite roupas justas, ombros descobertos e qualquer saia menor que a altura dos joelhos. Cubra as pernas com meia calça a não ser que a temperatura esteja muito alta. Lembre-se de que a maioria das escolhas conservadoras são a melhor opção. Por exemplo, entre um vestido verde escuro que vai até a metade da panturrilha e um vestido preto que cai acima dos joelhos, o vestido verde é a opção mais respeitável.

Acessórios

Você pode usar acessórios contanto que sejam modestos e elegantes. Estilos femininos clássicos, como um colar de pérolas ou um par de brincos brilhantes pequenos são aceitáveis. Acessórios, como suas roupas, devem ser discretos. Não use cores chamativas, modelos muito na moda ou joias customizadas. Os sapatos devem ser simples também. Estilos de sapatos fechados não são uma exigência, mas geralmente são preferidos. Nunca use sandálias casuais ou saltos muito altos. Se escolher usar um chapéu, garanta que ele é feminino e modesto e nunca use dentro de um prédio religioso a não ser que receba instruções específicas para tal.

Exceções

Algumas famílias pedem que os convidados usem cores alegres ao invés de cores escuras para celebrar a vida do falecido. Nesse caso, é melhor obedecer aos seus desejos. Se você se sente desconfortável, pode se ajustar acrescentando um pouco de cor em uma roupa mais modesta. Por exemplo, use uma blusa amarela com uma saia azul marinho e um casaco. Também considere quaisquer instruções de vestimenta que acompanhem a afiliação religiosa da família, como a regra da saia mencionada antes ou protocolos a respeito de chapéus.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível