Vida

Como as mulheres judias se vestem?

Escrito por aksana nikolai | Traduzido por jessica pietro pupo
Como as mulheres judias se vestem?

As regras de vestuário das mulheres judias são ditadas pela seção se leis judias conhecidas como "Tznius"

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Orthodox_couple_on_Shabbat_in_Jerusalem_2_by_David_Shankbone.jpg

As regras de vestuário das mulheres judias são ditadas pela seção de leis judias conhecidas como "Tznius", que, traduzindo do hebraico, significa "modéstia". Exige-se que as mulheres Ortodoxas se vistam conservadoramente, mas os níveis de modéstia, quando refere-se à cobrir o cabelo e ao comprimento apropriado das saias, vestidos e mangas, varia por facção. Dependendo do grupo ao qual pertencem, as mulheres seguem todas, algumas ou nenhum dessa regras de vestuário.

Outras pessoas estão lendo

Cabelo

De acordo com a lei judia "Halacha", uma mulher casada deve se manter coberta em público. Isso é feito para mostrar que a mulher é a esposa de outro homem e que os homens não devem se aproximar dela. Uma mulher que ainda não seja casada, pode revelar seu cabelo. Essa tradição é observada principalmente por membros da facção Ortodoxa Haredi, embora algumas mulheres Ortodoxas Modernas cubram seus cabelos também. As mulheres usam boinas, chapéus ou lenços chamados "tichels", para cobrir seus cabelos. Os "tichels" vêm em uma variedade de estilos, que variam de simples cores sólidas, àqueles com padrões e desenhos ornamentados.

Parte de cima

Mulheres que fazem parte da facção Haredi usam blusas e camisas com mangas que terminam próximas ao cotovelo. A gola da camisa precisa cobrir a clavícula e o decote da mulher. Em algumas comunidades ultra Ortodoxas, as mulheres também usam uma túnica folgada sobre a camisa. Além disso, essas roupas têm que ser escolhidas em cores sóbrias e neutras, que não atraiam muita atenção - diferente de cores chamativas como rosa ou vermelho.

Parte de baixo

Saias ou vestidos que terminam no tornozelo são as partes de baixo mas tipicamente usadas por mulheres judias Ortodoxas. Meias são sempre usadas por baixo da saia ou vestido. Todas as mulheres Ortodoxas e algumas Ortodoxas Modernas não usam calças na companhia de homens. A maioria da mulheres Ortodoxas também não usa sapatos que deixem os dedos à mostra. Algumas irão usar sandálias, mas apenas com meias grossas ou meias calças que não revelem a pele.

Vestuário de feriados religiosos

Mulheres judias Ortodoxas, particularmente de herança do leste europeu, usam aventais brancos durante o Shabbat. Em preparação para o Shabbat, essas mulheres pertencentes à facção Moderna Ortodoxa, trocam suas roupas casuais, como calças e calçados esportivos, por roupas mais formais, similares às das mulheres Conservadoras. Todas as mulheres Ortodoxas e Ortodoxas modernas se vestem conservadoramente quando vão à sinagoga, nestas e em outras ocasiões especiais.

Judaísmo reformado

Mulheres pertencentes à facção Reformada não precisam seguir nenhuma regra de vestuário estabelecida. Vestidos e saias que mostrem a pele, assim como calças e shorts são permitidos, algumas vezes até mesmo na sinagoga ou durante feriados religiosos. Baseando-se somente na vestimenta, mulheres pertencentes a esta facção do judaísmo são difíceis de diferenciar das mulheres de outras religiões.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media