Por que mulheres sentem cólicas após a menstruação?

Escrito por katie tonarely | Traduzido por camila damm
Por que mulheres sentem cólicas após a menstruação?

Dor causada pela ovulação é normal.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Embora geralmente associadas com o período menstrual, algumas mulheres podem sentir cólicas depois que a menstruação acabar, perto do período de ovulação. "Mittelschmertz", o nome em alemão para a dor da ovulação, literalmente significa "dor no meio". Apesar dessa dor ser normal, nem todas as mulheres a sofrem. Mas a identificação dela, junto de outros sinais de fertilidade, pode ajudar a mulher a determinar seu período de ovulação.

Outras pessoas estão lendo

Funcionamento

O ciclo fértil feminino dura, em média, 28 dias e durante esse período a mulher menstrua, ovula e, se for o caso, começa a nutrir um óvulo fecundado, ou feto. Nesse ciclo, muitos fatores podem causar cólicas abdominais conforme a mulher se aproxima da ovulação.

O ciclo

O ciclo feminino pode ser dividido em três fases, e a cólica pós-menstrual ocorre na segunda. Durante a fase um, a menstruação, o útero desprende o endométrio e o elimina, e uma onda de estrogênio ajuda a engrossar a mucosa para preparar o corpo para a ovulação. Durante a fase dois, o período fértil, algumas mulheres podem sofrer cólicas por causa da ovulação. De acordo com John e Sheila Kippley, autores de "The Art of Natural Family Planning" ("A arte do planejamento familiar natural", em tradução livre), essa dor pode durar de apenas algumas horas a até três dias, dependendo da mulher. Na fase três, a lútea, o aumento do hormônio progesterona inibe a ocorrência da ovulação e ajuda a manter o revestimento interno do útero rico em sangue.

Causas

A dor da ovulação varia de mulher para mulher, mas sempre acontece depois da menstruação. Geralmente, ela ocorre na parte inferior do abdômen ou em apenas um lado do corpo, na região dos ovários. Os Kippley dizem que a causa da dor da ovulação é discutível e existem três possíveis causas para essa cólica. Primeiro, pode ser uma congestão do muco nos tubas uterinas que causa inchaço e dor. Isso explicaria a dor que ocorre alguns dias antes da ovulação, já que muito muco é secretado nesse período. Outra causa podem ser os movimentos peristálticos das tubas uterinas durante a ovulação e em um curto período depois. O movimento ajuda o óvulo a se mover pelas tubas até o útero. A última causa da dor pode ser uma pequena quantidade de sangue liberada durante a ovulação, sendo que o tecido interno abdominal é bem sensível a hemorragias internas e reage com dor. De onde vem esse sangue? O folículo do ovário tem que se romper para que ele seja liberado e um pequeno vaso sanguíneo pode ser atingido nesse processo.

Outros sintomas do período de fertilidade

Os Kippley avisam que somente a dor decorrente da ovulação não é suficiente para indicar que se está no período fértil. Esse deve ser considerado um indicador secundário. Consulte outros sinais para uma certeza maior. Antes da ovulação, o muco cervical se torna mais elástico e viscoso. Verifique o muco internamente, na vagina, ou externamente, nos lábios vaginais. Outro sinal é a elevação da temperatura corporal em aproximadamente 0.5 grau por causa do aumento da progesterona. Depois de acompanhar alguns ciclos, você deverá conseguir ver um padrão claro para sua ovulação. A dor poderá coincidir com esses sintomas.

Considerações finais

O Feminist Women's Health Center (Centro Feminista de Saúde Feminina) oferece várias sugestões para mulheres que buscam alívio para cólicas doloridas. Essas sugestões ajudam tanto com a cólica menstrual quanto com a cólica da ovulação. Considere ampliar sua rotina de exercícios para ajudar a aumentar a circulação de sangue e oxigênio. Evite carne vermelha, açúcar, comidas gordurosas e leite e inclua mais cereais fibrosos e muitas frutas frescas e vegetais na sua dieta. Também evite cafeína, pois ela contrai os vasos sanguíneos e aumenta a tensão.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media