Mais
×

Como usar um multímetro para testar um fusível de 20 A

É possível testar um fusível usando um multímetro digital ou analógico. O digital usa uma tela para indicar a condição do fusível sob teste enquanto um analógico usa um movimento de medidor tradicional para indicar a condição do fusível.

Instruções

Um multímetro digital é o multímetro ideal para usar para verificar fusíveis (electronic multimeter image by Albert Lozano from Fotolia.com)

    Usando um multímetro digital

  1. Conecte as pontas de prova do multímetro. Conecte a ponta preta na entrada marcada por ''Com'' ou ''Common'' na frente do medidor e a ponta vermelha na marca ''Volts/Ohms''.

  2. Ajuste a função do medidor para ''Ohms'' e o alcance para a escala "R x 1". Se o multímetro digital tiver uma função de autoajuste, não haverá um botão de alcance; em vez disso, haverá apenas uma função de ligar, porque o medidor automaticamente escolherá o alcance correto para a quantidade a ser medida.

  3. Desligue a energia e remova o fusível a ser testado do circuito; nunca teste um fusível por continuidade enquanto ainda estiver conectado ao circuito. Se o circuito ainda tiver tensão, o medidor será danificado imediatamente. Se o fusível ainda estiver no circuito quando testado, será possível obter uma falsa indicação de que o fusível está bom se o medidor obter um circuito completo por meio dos outros componentes. Para ter segurança, sempre remova o fusível do circuito antes de testá-lo.

  4. Toque a ponta de prova preta a uma extremidade do fusível e a vermelha à outra extremidade. Não importa qual ponta toca qual extremidade, porque os fusíveis não são polarizados. Você está verificando se há continuidade através do fusível. Uma leitura de aproximadamente 0,5 na tela do multímetro digital indica um fusível bom e a maioria dos medidores digitais leem a resistência dos próprios fusíveis internos, por isso 0,5 Ohms e não 0.00 Ohms. Uma leitura de ''O.L.'' indica falta de continuidade no fusível, o que significa que ele está ruim e precisa ser substituído.

    Usando um multímetro analógico

  1. Conecte as pontas de prova ao medidor como feito no Passo 1.

  2. Ajuste a função para ''Ohms'' e o alcance para a escala "R x 1". Todos os medidores analógicos são configurados manualmente, portanto você deve escolher o alcance de "R x 1" ohms.

  3. Repita os Passos 3 e 4 da Seção 1.

O que você precisa

  • Multímetro digital ou analógico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article