Mais
×

Como multiplicar a raiz quadrada de números negativos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Elevar um número ao quadrado é o mesmo que multiplicá-lo por si mesmo. Tomar a raiz quadrada é o oposto dessa função, encontrar o número que, quando multiplicado por si mesmo, é o número original. Ao tentar resolver uma raiz quadrada negativa em uma calculadora, ela retornará uma mensagem de erro, pois ao elevar um número positivo, negativo ou o número zero ao quadrado, o resultado é sempre um número real, positivo. É impossível que um número negativo possua uma raiz quadrada real. No entanto, números complexos fornecem o valor i, que é a raiz quadrada de -1.

Instruções

Utilize uma calculadora científica para resolver raízes quadradas com precisão (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Escreva sua equação em uma folha de papel. Anote cada passo conforme faz seus cálculos e assim, caso você cometa um erro, não será necessário refazer todas as contas, apenas a partir do ponto onde o erro aconteceu. Faça uma chave ao lado com todas as informações que você possui, como os números negativos dos quais você está tomando a raiz quadrada. Se A representa a resposta e N1 e N2 representam números negativos, sua equação deverá ser A = (raiz(N1)) x (raiz(N2)).

  2. Descubra N1 e N2 dividindo o menor número por ele mesmo, excluindo o sinal negativo. A raiz quadrada é o menor número que, quando multiplicado por si mesmo, resulta no número original. Por exemplo, se N1 é igual a 25, a raiz quadrada é 5 pois 5x5=25. Se o número não é facilmente divisível por si mesmo, utilize uma calculadora. Por exemplo, se N2 é 80, a raiz quadrada estará próxima de 9, pois 9x9=81, porém a calculadora fornece um número mais preciso, 8,94.

  3. Adicione um "i" ao fim de cada valor do qual você acabou de tomar a raiz quadrada. A equação do exemplo agora será A = (5i) x (8.94i). Isso indica que esses números são imaginários e não são raízes quadradas reais. Deve-se determinar a raiz quadrada antes de realizar qualquer multiplicação, pela ordem de operações.

  4. Multiplique os valores para chegar à sua resposta. Trate o "i" como qualquer outra variável. Ao multiplicar os valores, o "i" será elevado ao quadrado. A resposta do exemplo é 44,72i^2, onde ^2 indica que o número imaginário foi elevado ao quadrado. O sinal negativo está embutido na equação pois o "i^2" é igual a -1, tornando a resposta toda negativa.

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Calculadora científica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article