O mundo secreto dos vestidos de estilistas

Escrito por melissa hunter | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

A arte e a ciência de criar um visual de tapete vermelho

O mundo secreto dos vestidos de estilistas
As protagonistas da série de TV "Modern Family" possuem cada uma delas seu próprio prêmio de exibição de vestido glamouroso no Globo de Ouro de 2012 (Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Normalmente, as pessoas têm uma noção preconcebida do que ficará bem nelas e depois percebem que, na verdade, outra cor fica melhor, ou um corte diferente valoriza mais

— Maria Divaris, estilista de celebridades

Atemporada de premiações é um momento especial em Hollywood. Enquanto os vencedores são cuidadosamente selecionados por corporações e academias muitas vitórias acontecem no tapete vermelho. Assim que os campeões de alfaiataria são nomeados, eles são exibidos em revistas de moda e blogs de entretenimento. Ser nomeado como "Melhor Vestido" é para alguns tão emocionante quanto ganhar uma estatueta de ouro. Uma estrela pode ter uma lista de estilistas e designers para ajudar a se preparar para a grande noite, e a tarefa de encontrar o vestido de estilista perfeito não é tão fácil como um toque de varinha mágica. Apesar do esforço enorme que o processo envolve, o resultado esperado é ser chamada de elegante e ganhar muitos elogios mundo afora.

O processo do estilista

O mundo secreto dos vestidos de estilistas
Angelina Jolie é conhecida por se arriscar enquanto mantém seu estilo pessoal sombrio e sexy no tapete vermelho (Globo de Ouro 2012) (Angelina Jolie knows how to take risks while maintaining her sexy, vampish personal style on the red carpet (Golden Globes 2012). (photo: Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images) Read more: http://www.ehow.com/feature_12218861_secret-world-designer-gowns.html#ixzz2mdT6bZrS)

Assim que uma atriz sabe que ela vai participar de um evento, começa o trabalho do estilista. E o início do processo para um estilista é começar um diálogo com a celebridade. "A primeira etapa inclui uma conversa com a famosa para discutir o que ela gosta, não gosta e qualquer inspiração que ela possa ter", diz a estilista de celebridades de Los Angeles, Maria Divaris, "seja uma época ou cor específica que elas viram em outra celebridade ou em uma revista."

Divaris também fala com a estrela sobre seu corpo - o que ela deseja acentuar e o que ela quer esconder. Uma vez que ela saiba os parâmetros, ela pode então buscar os designers e preparar os vestidos. E apesar de alguns clientes famosos se relacionarem com designers, ela diz que trabalha primeiro com as estrelas para decidir qual vestido deve buscar antes de comprometer um modelo.

A tarefa não é fácil. Divaris diz que para qualquer tipo de evento, ela vai buscar cerca de 30 vestidos para uma cliente. Destes, a cliente vai experimentar 10 ou 15, depois irá reduzi-los para três. Ela aconselha todas as suas clientes a pensar bem antes de tomar a decisão final.

É fundamental que um cliente seja flexível e tenha a mente aberta durante esta etapa.

"É incrível o quanto um conceito original pode evoluir ao longo do tempo", diz ela. "Normalmente, as pessoas têm uma noção preconcebida do que ficará bem nelas e depois percebem que, na verdade, outra cor fica melhor, ou um corte diferente valoriza mais".

Ter a mente aberta em relação a qual vestido escolher é especialmente crítico durante a temporada de premiações, quando as celebridades participam não apenas de shows de premiações, mas de uma série de eventos relacionados de grande repercussão.

"É importante experimentar diferentes propostas e diferenciar os looks entre os eventos enquanto mantém um núcleo de estilo pessoal", diz Divaris. Entretanto ela adverte contra descartar o estilo pessoal buscando estar diferente a cada vez. "Se você for a "vizinha" ou a "alerta sexy" é bom manter esse gênero ao escolher cores, tecidos, cortes e enfeites", disse ela, mencionando Angelina Jolie, Carey Mulligan e Blake Lively como celebridades que conseguem a façanha de variar os visuais enquanto se mantém fieis a uma marca pessoal.

A relação com o designer

O mundo secreto dos vestidos de estilistas
Karl Lagerfeld posa com a atriz e modelo Blake Lively (Karl Lagerfeld poses with actress and model Blake Lively. (photo: Larry Busacca/Getty Images Entertainment/Getty Images) Read more: http://www.ehow.com/feature_12218861_secret-world-designer-gowns.html#ixzz2mdTBN7uW)

Entre as estrelas de cinema, a lealdade não se prende apenas a diretores e agentes, mas também a designers de moda. "As mulheres sabem quando colocam um certo vestido que vai fazê-las não apenas se sentir valendo um milhão de dólares, mas parecer valendo um milhão de dólares."

Então se você não é um designer de alto perfil como Karl Lagerfeld ou Stella McCartney, atingir seu caminho nos altos escalões do tapete vermelho pode ser difícil, mas a maré está mudando.

"Existe uma crescente diversidade de designers sendo escolhidos", disse Divaris. "Sim, os clássicos sempre estarão lá em abundância, mas muitas pessoas estão se arriscando com estilistas mais novos." Ela citou a escolha de vestido de Michelle Obama pelo designer Jason Wu para o baile de posse em Janeiro de 2009.

O designer de moda de Nova Iorque, Jay Godfrey é um excelente exemplo dessa tendência de mudança. Seus vestidos foram usados por Eva Mendes, Blake Lively e Halley Berry. Como ele nem sempre pode confiar em reconhecimento de marca, promover relações estreitas com estilistas é essencial. Uma vez que um estilista diz a ele o que um cliente quer, ele reúne um conjunto de vestidos para rever com o cliente.

Quando uma celebridade está considerando um vestido, o estilista e a estrela buscarão dois ou três acessórios. Na ocasião, ele cria um conjunto personalizado que envolve uma série de sessões de brainstorm e até oito acessórios. Godfrey tenta não intervir no processo do estilista com a celebridade. "Alguma vezes eu vou dizer que eu acho que isso ficaria melhor com esta ou aquela estrela, mas no final, nós normalmente deixamos o estilista fazer o trabalho dele", explica.

A perspectiva do tapete vermelho

O mundo secreto dos vestidos de estilistas
A atris Amy Pohler posa com sua divertida companheira Tina Fey, vestidno um vestido Jay Godfrey vermelho de um ombro só no Globo de Ouro de 2010. (Actress Amy Pohler poses with fellow funny gal Tina Fey, while wearing a red, one-shoulder Jay Godfrey gown to the Golden Globes in 2010. (photo: Christopher Polk/Getty Images Entertainment/Getty Images) Read more: http://www.ehow.com/feature_12218861_secret-world-designer-gowns.html#ixzz2mdTI9gS6)

As regras de vestido do tapete vermelho mudam e evoluem continuamente. Divaris diz que o tradicional faux pas, como vestir branco depois de um dia de trabalho e combinações de cores pouco ortodoxas como azul marinho e preto, foi amplamente deletado do livro de regras. Apesar disso, ele sente que o mundo da moda ainda tem muitas regras.

"As estrelas normalmente escolhem uma rota segura, já que se preocupam se serão rotuladas como descoladas pela polícia da moda ou cortadas das revistas semanais", disse ele, acrescentando que com exceção de divas da vanguarda como Lady Gaga, a maioria das celebridades tende a ser cautelosa.

Divaris e Godfgrey notaram que cores fortes e vibrantes prevalecem em vestidos de alta costura. Godfrey diz que tons de joias se tornaram popular porque eles valorizam a maioria dos tons de pele. Divaris espera ver uma grande variedade de cores no tapete vermelho nesta temporada. Dos 30 ou 40 vestidos em sua prateleira atual, ela disse que apenas um é preto.

Godfrey diz esperar estampas caleidoscópicas e linhas de bainha altas e baixas - que são curtas na frente e longas na parte de trás - assim como formas inspiradas em arte deco. Seja buscando um visual moderno, clássico ou uma combinação dos dois, os estilitas, designers e celebridades trabalham por um objetivo comum: a criação de um vestido marcante e memorável que vai ganhar boas avaliações em revistas de moda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível