Mais
×

Músculos e articulações usados ao chutar uma bola de futebol

O futebol é um esporte rápido que exige velocidade, rapidez, agilidade e coordenação entre pés e olhos. Chutar a bola é uma das principais ações que você realiza durante o jogo, enquanto corre e move seu corpo de lado a lado, ativando músculos e articulações completas. Toda vez que uma articulação é ativada, há ao menos um músculo que se move também.

O futebol ativa muitos músculos e articulações (Getty Images)

Flexores dos quadris

Os flexores dos quadris possuem uma quantidade de energia considerável para o pequeno tamanho que têm. Localizam-se na área abdominal inferior e se unem ao grande osso chamado fêmur, na coxa. A função principal desses músculos é, justamente, flexionar os quadris: no futebol, isso acontece quando você leva a coxa para o estômago na hora de chutar a bola, ativando as articulações da área. Você também pode ter ouvido falar dessa parte do corpo como “iliopsoas”, porque é formada pelos músculos ilíaco e psoas.

Músculos dos glúteos

Os glúteos, divididos em glúteo maior, médio e menor, formam os quadris. Quando você estende os quadris, está movendo esses músculos posteriores. Enquanto pratica futebol, o movimento acontece na hora de mover a coxa para trás ao chutar a bola. De forma similar à flexão do quadril, também são envolvidas as articulações.

Tendões da fossa poplítea

Os tendões da fossa poplítea se localizam na parte posterior das coxas e trabalham ao estender o quadril e flexionar o joelho, o que significa que a articulação do joelho trabalha. Isso se produz quando se leva o calcanhar em direção aos glúteos, por exemplo, justo antes de chutar a bola de futebol. As partes principais dos tendões da fossa são o semi-tendinoso, o semi-membranoso e o bíceps femoral, que tem uma cabeça comprida e uma curta.

Quadriceps

Estender o joelho é outro movimento que envolve a articulação dessa área do corpo. Você realiza essa ação ao mover a perna desde uma inclinação para uma posição reta, logo antes de fazer contato com a bola de futebol. Isso faz com que trabalhe o quadríceps, na parte frontal da coxa. O quadríceps é formado pelo reto femoral, vasto medial, vasto intermédio e vasto lateral.

Nervo tibial anterior

As articulações do tornozelo se dobram quando você move e chuta uma bola de futebol. O movimento de apontar os dedos para baixo é chamado “flexão plantar” e o de apontá-los em direção ao corpo é chamado “flexão dorsal”. Quando você realiza uma flexão plantar, utiliza as panturrilhas, conjunto formado pelos músculos gastrocnêmio e sóleo e localizado na parte posterior da perna, embaixo do joelho. Durante a flexão dorsal se trabalha o músculo tibial anterior, localizado na parte dianteira da canela.

Musculatura central

Os músculos centrais incluem o reto do abdômen, os oblíquos, o eretor da coluna e o transverso abdominal. Todos esses músculos permitem criar força para chutar uma bola. Também é necessário contrair os abdominais para manter a alinhação apropriada da coluna na hora de chutar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article