Por que os músculos doem durante ou após o exercício?

Escrito por s.f. heron | Traduzido por antônio melo
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Por que os músculos doem durante ou após o exercício?
Dores intensas podem indicar lesões musculares (Comstock/Comstock/Getty Images)

Você sente uma rigidez aparecer no corpo algumas horas depois de terminar os exercício. Ela começa com uma ligeira pontada de desconforto, muitas vezes localizadas nos maiores músculos. Conforme o tempo passa, a dor aumenta para um verdadeiro desconforto. Esta lembrança do último treino possui um termo médico específico chamado de dor muscular tardia. Este tipo de dor afeta a maioria das pessoas depois de uma sessão de exercícios rigorosos.

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Significado

Os músculos existem em todo o corpo para ajudar a proteger e controlar o movimento do nosso esqueleto. Os tipos de músculos normalmente utilizados durante o exercício são chamados músculos esqueléticos. O cérebro envia mensagens aos nossos músculos para controlar o movimento. Ele anexa-se aos ossos com tendões que se assemelham a elásticos. Os músculos e tendões flexionam-se e movem-se conforme solicitamos vários movimentos durante a atividade diária e exercícios. Quando forçamos demais ou nos exercitamos até o ponto de fadiga, nossos músculos protestam contra o esforço.

Características

A dor muscular resulta do simples uso excessivo ou de lesões microscópicas nas fibras musculares. Cada músculo tem um nível máximo de capacidade de alongamento. Ao exceder este nível, a dor aparece. No entanto, isso nem sempre é ruim. Ao se exercitar, você precisa esforçar-se e também os músculos para melhorar o condicionamento físico. Eles necessitam de alongamento durante o exercício e de tempo de recuperação para aumentar a força e resistência. É por isso que treinadores e profissionais em exercícios recomendam aumentar a resistência no levantamento de peso e treinar lentamente ao longo do tempo para desafiar os músculos.

Efeitos

A dor muscular durante e após o exercício inclui uma variedade de sintomas que diferem de cada indivíduo. Muitos experimentam uma sensação geral de dor e fadiga nos músculos após um treino duro. Cansaço muscular pode causar áreas que são dolorosas ao toque no corpo, um ligeiro inchaço e vermelhidão. Rigidez e perda de força geralmente ocorrem dentro de 24 a 48 horas após a realização de exercícios rigorosos, de acordo com o Departamento de Educação Física da Universidade do Novo México. Estes sintomas são temporários e devem desaparecer dentro de três dias.

Prevenção

Prevenir dores musculares durante e após o exercício apresenta uma situação difícil para os fisioculturistas e treinadores. Já que precisamos estressar nossos músculos para aumentar a capacidade de força, alguma dor simplesmente ocorre porque estamos nos exercitando. No entanto, adicionando uma boa rotina de aquecimentos para o treino irá preparar os músculos para o exercício. Eles aquecem as fibras musculares e aumentam suavemente a frequência cardíaca para ajudar o corpo a responder melhor aos exercícios. Os relaxamentos funcionam da mesma maneira. Após o exercício vigoroso, eles permitem que o corpo saia do modo de exercício. Aos relaxamentos devem-se incluir alongamentos suaves para aumentar a flexibilidade muscular enquanto os músculos já estiverem aquecidos.

Equívocos

Nem todas as dores musculares durante e após os exercícios resultam destas lesões microscópicas comuns às fibras musculares. Dores agudas ou cortantes nunca devem ser ignoradas. Pare a atividade imediatamente se você sentir dor. A dor muscular deve fazê-lo sentir, mas não gritar de dor. Os desconfortos devem ser minimizados com o controle geral da dor por medicação anti-inflamatória de venda livre, compressas de gelo e repouso. Profissionais de fitness recomendam a alternância dos dias de exercício para permitir tempo de recuperação muscular.

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