Mais
×

Por que os músculos ao redor do meu joelho estão tensos e doloridos?

Atualizado em 19 julho, 2017

Seus joelhos são as maiores e mais pesadas articulações do seu corpo. Pelo fato de tantos músculos da parte superior da perna estarem inseridas no local, vários fatores podem causar dores e tensão na região dos joelhos.

Dor nos joelhos pode ter diversas causas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Músculos

Os principais músculos da coxa, coxa externa e interna estão inseridos diretamente no joelho ou na região ao seu redor (veja Referência 1). Qualquer atividade envolvendo o uso extenuante dos músculos da perna gerará uma tensão e dor na coxa, assim como na área do joelho.

Tendões

Há uma vasta rede de tendões que liga todos os músculos da coxa a essas áreas e ao redor do joelho. Estresse infligido nos tendões da região podem repuxar os músculos correspondentes da perna, criando tensões e dores de diversos níveis.

Líquido

Acúmulo de líquido na região dos joelhos pode ocorrer por conta de machucados ou sobrecarga (veja Referência 2). O excesso de líquido causa inchaço, o que adiciona tensão e dor ao joelho, e que também pode ser sentida nos músculos da região.

Machucados

De acordo com a Mayo Clinic, causas comuns de dores no joelho incluem o impacto na área, movimentos repetitivos ou sobrecarga, viradas bruscas, cair de mau jeito ou degeneração com a idade (veja Referência 3).

Prevenção

Exercícios regulares e alongamentos são essenciais para prevenir dor nos joelhos. Manter a musculatura da região forte ao exercitar-se com pesos e manter os tendões flexíveis com alongamento pode reduzir a dor e a tensão, ajudando a prevenir mais danos.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article