Como fazer música eletrônica em um computador com software livre?

Escrito por seamus islwyn | Traduzido por gabriela drumond
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer música eletrônica em um computador com software livre?
A estação de trabalho de áudio digital é uma parte integral do estúdio de música moderno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Programas que permitem que você crie música eletrônica em um computador são chamados "estações de trabalho de áudio digital" (digital audio workstations ou DAWs). Muitos programas de estações de trabalho de áudio estão disponíveis para compra, no entanto, esses programas comerciais são softwares proprietários, cujos códigos você não pode modificar. Já os software livres tornam seus códigos disponíveis livremente. Com conhecimento suficiente de programação, você pode modificar programas de código aberto para adequá-los às suas necessidades específicas na produção de música eletrônica. Baixe programas de código aberto, como LMSS, Ardour ou Audacity e use-os para fazer música eletrônica no seu computador.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Crie música eletrônica no seu computador usando o Linux MultiMedia Studio. Como seu nome indica, o LMMS era originalmente um programa somente para a plataforma Linux, mas uma versão do programa para Windows está disponível agora. O LMMS usa uma interface semelhante à do FL Studio, uma estação de trabalho de áudio digital comercial. Você pode programar, por exemplo, um padrão de baterias usando o LMMS Beat+Bassline Editor, ou você pode criar partes sintetizadoras usando a janela do Piano Roll. O LMMS vem com diversos instrumentos incorporados, incluindo sintetizadores de subtração e hibridização, e suporta instrumentos VST através do plug-in VeSTige.

  2. 2

    Produza música eletrônica utilizando a estação de trabalho de áudio digital Ardour, que funciona nos sistemas operacionais Mac e Linux. O Ardour permite que você componha e faça mixagem de música eletrônica dentro de uma interface gráfica para o usuário intuitiva, e inclui sofisticados recursos de produção de música digital como roteamento de sinais e automação. A versão para Linux pode executar plug-ins nos formatos LADSPA e LV2, enquanto a versão para Mac usa instrumentos no formato AU. Antes de utilizar o Ardour, você deve instalar também o Jack API em um computador Linux, ou JackOSX API em um Mac.

  3. 3

    Use o Audacity para fazer música eletrônica no seu computador. Ainda que este programa de código aberto seja mais voltado para edição de áudio do que sua produção, o Audacity é capaz de criar música eletrônica simples. Mesmo que seja tecnicamente possível a criação usando somente o Tone Generator e os efeitos embutidos no programa, usar sintetizadores complementares faz com que o processo de criação seja muito menos demorado. O pacote de plug-ins CAPS Audio para Audacity contém muitos instrumentos e efeitos que você pode usar para produzir música eletrônica; vários plug-ins de instrumentos Nyquist também estão disponíveis para download no site do programa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível