Como fazer uma música soar clara na mixagem e na masterização

Escrito por simon foden Google | Traduzido por débora santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma música soar clara na mixagem e na masterização
Mixagem e masterização adicionam um som profissional à sua gravação (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Mixagem e masterização são dois processos de pós-produção. Mixagem é a arte de balancear os volumes, adicionando efeitos para cada peça de áudio de uma música. Masterização é o processo de tratamento de uma mixagem inteira, para torná-la mais alta, encorpada e brilhante. Durante ambos os processos, a clareza deve ser a tônica do trabalho. Uma mixagem ou masterização descuidada, pode tornar a música abafada e fechada. A habilidade de concluir este processo permite reter clareza e até mesmo aumentá-la.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador
  • Worstation de áudio digital

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra sua workstation de preferência - Cubase, Pro tools, Sonar, etc.

  2. 2

    Abra o menu "File" e selecione a música que você deseja mixar e masterizar no submenu "Recent".

  3. 3

    Abra o mixer da sua interface. Os métodos podem varias de acordo com cada programa a ser usado, mas é comum encontrar atalhos marcados como "Mixer".

  4. 4

    Clique em "Play" para poder ouvir e editar o arquivo em tempo real.

  5. 5

    Ajuste o ganho dos faders de cada canal para balancear o volume. Coloque o ganho da voz principal até o limite, evitando somente o nível chegar no vermelho, o que significa que o sinal está muito forte.

  6. 6

    Coloque os vocais de fundo aproximadamente a 80% do volume da voz principal.

  7. 7

    Ajuste o restante dos instrumentos em um volume audível. Instrumentos mais agudos tendem a se sobressair melhor dos que os graves. Logo, coloque o volume dos agudos um pouco mais baixo do que os instrumentos graves, para que estes fiquem audíveis.

  8. 8

    Clique no canal da voz principal, de modo que fique selecionado.

  9. 9

    Abra o equalizador do menu "Tools". Essa ferramenta permite que você aumente ou diminua o volume de certas frequências. Ela contém curvas, superpostas em um gráfico. A linha vertical representa a amplitude e a horizontal representa a frequências. Clique na curva do equalizador e experimente movê-la de modo a experimentar diferentes frequências. Quando o som da voz ficar claro e alto, clique na curva para determinar as frequências na amplitude desejada. Repita o processo em cada canal para clarear mais o som.

  10. 10

    Clique no canal "Stereo Out", selecionando o master da mix, assim cada mudança feita será aplicada à música inteira em vez de individualmente a cada canal. Isso é a masterização.

  11. 11

    Abra o "Multi-band Compressor" do menu "Tools". Um compressor de banda única permite que você altere o perfil dinâmico de um único som, e o compressor multibanda permite que você aplique o mesmo processo para um determinado "range" de frequências em uma mix. Um compressor multibanda tem, normalmente, quatro faixas de dinâmica de frequências distintas.

  12. 12

    Ajuste o "Threshold" para a primeira banda. Por exemplo, definir a 80% mais alto significa que 20% dos sons na frequência são reduzidos em volume. Em seguida, ajuste a configuração de "Ratio", para determinar o quanto de redução de volume será aplicado. Essa abordagem permite suavizar os picos em determinadas frequências. Ao fazer isso, você faz o "espaço" na mix para os sons mais sutis, dando-lhes mais clareza. Repita esse processo para cada banda no compressor.

Dicas & Advertências

  • Se você tem quaisquer faixas de som, por exemplo, dois vocais principais ou duas guitarras, ajuste um seletor de "Pan" para a direita e o outro para o lado esquerdo. Isso separa os dois sons para que eles sejam espalhados no balanço estéreo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível