Mais
×

Como fazer uma música soar clara na mixagem e na masterização

Mixagem e masterização são dois processos de pós-produção. Mixagem é a arte de balancear os volumes, adicionando efeitos para cada peça de áudio de uma música. Masterização é o processo de tratamento de uma mixagem inteira, para torná-la mais alta, encorpada e brilhante. Durante ambos os processos, a clareza deve ser a tônica do trabalho. Uma mixagem ou masterização descuidada, pode tornar a música abafada e fechada. A habilidade de concluir este processo permite reter clareza e até mesmo aumentá-la.

Instruções

Mixagem e masterização adicionam um som profissional à sua gravação (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Abra sua workstation de preferência - Cubase, Pro tools, Sonar, etc.

  2. Abra o menu "File" e selecione a música que você deseja mixar e masterizar no submenu "Recent".

  3. Abra o mixer da sua interface. Os métodos podem varias de acordo com cada programa a ser usado, mas é comum encontrar atalhos marcados como "Mixer".

  4. Clique em "Play" para poder ouvir e editar o arquivo em tempo real.

  5. Ajuste o ganho dos faders de cada canal para balancear o volume. Coloque o ganho da voz principal até o limite, evitando somente o nível chegar no vermelho, o que significa que o sinal está muito forte.

  6. Coloque os vocais de fundo aproximadamente a 80% do volume da voz principal.

  7. Ajuste o restante dos instrumentos em um volume audível. Instrumentos mais agudos tendem a se sobressair melhor dos que os graves. Logo, coloque o volume dos agudos um pouco mais baixo do que os instrumentos graves, para que estes fiquem audíveis.

  8. Clique no canal da voz principal, de modo que fique selecionado.

  9. Abra o equalizador do menu "Tools". Essa ferramenta permite que você aumente ou diminua o volume de certas frequências. Ela contém curvas, superpostas em um gráfico. A linha vertical representa a amplitude e a horizontal representa a frequências. Clique na curva do equalizador e experimente movê-la de modo a experimentar diferentes frequências. Quando o som da voz ficar claro e alto, clique na curva para determinar as frequências na amplitude desejada. Repita o processo em cada canal para clarear mais o som.

  10. Clique no canal "Stereo Out", selecionando o master da mix, assim cada mudança feita será aplicada à música inteira em vez de individualmente a cada canal. Isso é a masterização.

  11. Abra o "Multi-band Compressor" do menu "Tools". Um compressor de banda única permite que você altere o perfil dinâmico de um único som, e o compressor multibanda permite que você aplique o mesmo processo para um determinado "range" de frequências em uma mix. Um compressor multibanda tem, normalmente, quatro faixas de dinâmica de frequências distintas.

  12. Ajuste o "Threshold" para a primeira banda. Por exemplo, definir a 80% mais alto significa que 20% dos sons na frequência são reduzidos em volume. Em seguida, ajuste a configuração de "Ratio", para determinar o quanto de redução de volume será aplicado. Essa abordagem permite suavizar os picos em determinadas frequências. Ao fazer isso, você faz o "espaço" na mix para os sons mais sutis, dando-lhes mais clareza. Repita esse processo para cada banda no compressor.

Dicas

  • Se você tem quaisquer faixas de som, por exemplo, dois vocais principais ou duas guitarras, ajuste um seletor de "Pan" para a direita e o outro para o lado esquerdo. Isso separa os dois sons para que eles sejam espalhados no balanço estéreo.

O que você precisa

  • Computador
  • Worstation de áudio digital
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article