Músicos britânicos negros dos anos 80

Escrito por nancy hayden | Traduzido por marla maisonnett
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Músicos britânicos negros dos anos 80
Os anos 80 foram uma época importante para a música influenciada por indianos no Reino Unido (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

O panorama musical britânico dos anos 80 observou a importância da fusão entre a música britânica e as influências dos estilos musicais da Jamaica e do oeste da Índia. Do final dos anos 40 até os anos 70, milhares de imigrantes do oeste da Índia se mudaram para o Reino Unido e, na década de 80, seus filhos já estavam crescidos. Essa geração tem uma grande parcela de importância na música produzida naquela década com vários músicos fazendo seus nomes.

Maxi Priest

Maxi Priest nasceu como Max Elliot na cidade de Londres, em Lewisham, no dia 10 de junho de 1961. No começo dos anos 80, Priest trabalhava como carpinteiro, construindo caixas para alto faltantes em uma discoteca que tocava reggae. Enquanto testava os sistemas dos microfones, suas habilidades vocais foram percebidas e logo lhe deram uma vaga regular para cantar em eventos. Sua carreira musical decolou logo após ele ter produzido a canção chamada "Mi God Mi King". Ela se tornou a primeira canção britânica a ficar no topo das músicas Jamaicanas. Com o tempo, ele gravou dois álbuns com sua banda, a Caution, e um álbum solo autointitulado.

Músicos britânicos negros dos anos 80
Maxi Priest era popular tanto no Reino Unido quanto no país de origem de seus pais, a Jamaica (Jo Hale/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Musical Youth

A banda Musical Youth era composta por um grupo de adolescentes britânico-jamaicanos de Birmingham, Inglaterra. A banda era formada por dois grupos de irmãos, Kelvin e Michael Grant, e Junior e Patrick Waite, além de seu pai Frederick Waite. Ela se formou em 1979 e, embora jovem, começou a tocar em bares e clubes da cidade. Em 1982, Frederick saiu da banda, sendo substituído por Dennis Seaton, de 14 anos. O primeiro single importante da banda foi lançado nessa época. "Pass the Dutchie" foi um grande sucesso e ganhou uma indicação ao Grammy. Eles lançaram dois álbuns e vários singles durante essa década.

Ranking Roger

Ranking Roger nasceu como Roger Charley na cidade de Birmingham, na Inglaterra, no dia 21 de fevereiro de 1961. Sua carreira musical começou em 1978 fazendo parte de uma banda ska chamada English Beat, com a qual gravou três álbuns. Em 1983, ele e um integrante dessa banda formaram uma banda Soul chamada General Public. Eles gravaram dois álbuns antes de se separarem. Então, Ranking Roger embarcou em uma carreira solo produzindo mais um álbum antes do final da década de 80 com seu amigo de reggae Pato Banton.

Slick Rick

Slick Rick nasceu como Ricky Walters em Wimbledon, em Londres, no dia 14 de janeiro de 1965. Ele foi um cantor de rap que começou sua carreira em 1988. Rick se mudou para o Bronx com sua família no final dos anos 70 e estou em La Guardia Music School. Sua marca registrada eram quantidades ridículas de correntes de ouro e um tapa-olho adornado. Ele possuía vários fãs quando não era muito conhecido, porém, não foi muito bem recebido quando ficou famoso devido à natureza ofensiva de muitas músicas suas. Slick Rick somente produziu um álbum nos anos 80; seu segundo álbum não foi lançado devido à prisão por tentativa de homicídio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível