Mais
×

Como fazer mussarela de búfala

Atualizado em 17 abril, 2017

Quem não gosta de queijo mussarela? É ótimo para comer sozinho ou com um pouco de manjericão, azeite, vinagre e tomate. Nós o derretemos em nossos sanduíches ou o usamos em nossas massas. Mussarela fresca custa caro, mas você pode fazer sua própria mussarela de búfala em casa em 30 minutos ou menos.

Instruções

Que tal uma pizza feita com sua própria mussarela? (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Esmague o tablete de coalho em um pó fino e adicione à água, de modo que ele se dissolva.

  2. Coloque sua panela não-reativa no fogão e despeje o leite.

  3. Ligue o fogão no fogo médio, polvilhe o ácido cítrico sobre o leite e mexa várias vezes.

  4. Coloque seu termômetro no leite e aqueça a 88 graus. A esta temperatura, o leite começará a solidificar.

  5. Adicione a água e solução de coalho e continue a mexer lentamente toda a mistura a cada poucos minutos, até que o termômetro chegue a 105 graus. Desligue o fogo. Coágulos grandes aparecerão logo e se separarão do soro de leite (este é o líquido transparente e ligeiramente esverdeado).

  6. Use o coador para remover os coágulos e coloque-os em sua tigela de vidro.

  7. Pressione a coalhada levemente com as mãos e retire o máximo do soro de leite que puder.

  8. Usando seu microondas, coloque os coágulos em alta temperatura, por 1 minuto. Escorra o soro e, usando uma colher, molde a coalhada em forma de bola, até esfriar.

  9. Coloque de volta ao microondas em potência alta por 35 segundos, escorra o soro, molde-o em forma de bola até esfriar e repita.

  10. Coloque seu fogão em fogo médio e substitua o soro. Usando seu termômetro, aqueça até 175 graus.

  11. Amasse o queijo como se estivesse amassando massa de pão e continue até ele ficar macio. Quando o queijo puder ser esticado como caramelo, está pronto. Você pode adicionar sal quando estiver amassando e esticando. Depois pegue-o novamente e estique-o em uma longa corda. Dobre e estique novamente. Mergulhe no soro de leite quente o quanto necessário para tornar o queijo flexível.

Dicas

  • Quando você estiver prestes a remover a coalhada, se a solução ainda estiver muito líquida, permita que ela fique assentando mais alguns minutos. Se o queijo não estiver fácil de esticar ou quebrar facilmente, mergulhe-o no soro para aquece-lo e torná-lo mais flexível. Molde-o em forma de corda, dobre, amasse e mergulhe no soro tantas vezes quanto necessário. Quando o queijo estiver liso e brilhante, está pronto para comer. Molde-o em forma de bolas de golfe ou tora, então, armazene-o em uma solução de 2 colheres de chá de sal para cada copo de água. Ácido cítrico e coalho estão disponíveis por encomenda e em algumas farmácias ou lojas de alimentos saudáveis.

Aviso

  • Ao trabalhar com produtos químicos e líquidos quentes, tome o máximo cuidado para não espirrar ou esfregar os olhos com as mãos.

O que você precisa

  • Panela Não Reativa
  • Termômetro
  • Filtro de malha
  • Tigela de vidro grande
  • Micro-ondas
  • Colher
  • 1/2 tabletes de coalho
  • 1/4 de xícara de água fria e sem cloro (a maioria das águas engarrafadas são livres de cloro)
  • 4 litros de leite (2%, 1%, ou desnatado)
  • 2 colheres de chá de ácido cítrico
  • Sal (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article