Você deve nadar em uma piscina com uma ferida aberta?

Escrito por contributing writer | Traduzido por camilla silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Você deve nadar em uma piscina com uma ferida aberta?
Segurança na natação (Image by Flickr.com, courtesy of Paul Sapiano)

Piscinas são uma fonte comum de recreação, seja em um clube, um hotel ou na casa de um amigo. No entanto, é importante ter atenção com orientações de saúde e higiene quando nadar com outras pessoas, especialmente se você estiver machucado. O cloro e os filtros de piscina nem sempre o mantêm seguro dos materiais prejudiciais flutuando na água, principalmente devido à grande movimentação que há em algumas piscinas. Nadar com uma ferida aberta pode ser perigoso, mas sendo cauteloso, você pode prevenir a propagação de infecções e doenças.

Os fatos

Quando você nada em uma piscina pública, está à mercê de uma grande variedade de minúsculos micróbios que procuram um lar. Embora medidas sejam tomadas para manter as piscinas limpas, de acordo com Cdc.gov, pode levar mais de uma hora para o cloro matar as bactérias que causam infecções e doenças. Se o seu sistema imunológico já estiver comprometido por um machucado ou ferida, você pode se expor a riscos desnecessários ao nadar antes de estar curado.

Tipos

Há diversos problemas de saúde que você pode contrair ao nadar em piscinas públicas, mas os principais são as doenças de águas recreativas. A doenças mais comum é a diarreia, mas você também pode contrair algo mais perigoso, como infecções nos olhos ou ouvidos, doença gastrointestinal ou E.Coli. É importante considerar que mesmo quando alguém está bem cuidado e limpo, ainda assim terá traços de fezes no corpo. O mesmo vale para saliva, muco e outros fluidos corporais. Ao nadar com uma ferida aberta, você está apostando que o cloro o protegerá de infecções desses contaminantes invasores.

Prazo

É importante que você avalie a gravidade do seu ferimento. Leve em consideração há quanto tempo tem a ferida e quanto tempo demorará para curar. Dependendo da condição da sua pele, se está começando a cicatrizar ou não, ou se você a está protegendo com um curativo, pode reduzir significativamente o risco de infecção. Para uma ferida moderada, é melhor esperar entre sete e dez dias antes de entrar na piscina. Dê um tempo para o machucado curar, mesmo que um pouco, antes de expô-lo a contágios.

Considerações

Embora nadar em uma piscina seja arriscado, especialmente com um machucado, pode ser feito com segurança. Com medidas de precaução, como tomar banho antes e depois de nadar, usar um curativo e evitar beber ou inalar a água, você pode reduzir drasticamente o risco de contrair uma doença, mesmo com a exposição de um machucado. Manter seu ferimento limpo, desinfetando-o completamente e com frequência, também pode ser uma grande ajuda no extermínio de germes e bactérias.

Conclusões

As piscinas podem ser locais de procriação para bactérias, mas isso não significa que você não pode nadar, mesmo que tenha uma ferida aberta. Muitas pessoas nadam em piscinas públicas todos os dias e não experimentam nenhum efeito prejudicial. Estando consciente dos riscos e tomando medidas preventivas, você pode garantir que está fazendo tudo ao seu alcance para ficar seguro e saudável se escolher nadar.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível