Mais
×

Como saber se você está namorando uma pessoa com personalidade dominante

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Namorar pode ser complicado. Você está começando a conhecer alguém, tentando aprender o que o deixa irritado, e observando como ele lida com tudo que acontece na vida. Pessoas com personalidades dominantes podem alcançar o sucesso em quase tudo, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Mas se estiverem constantemente dominando ao ponto de controlar outras pessoas, pode ser um problema. Deve haver uma mutualidade para fazer um relacionamento funcionar, porque uma pessoa não deve fazer a outra se sentir como uma insubordinada.

Instruções

Há uma linha tênue entre um homem agressivo e um dominador (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Monitore como seu namorado lida com tarefas ou situações. Se ele quiser fazer as coisas corretamente, isso é uma coisa boa. Mas se ele controlar tudo e precisa estar sempre no comando, então ele pode ter uma personalidade dominadora.

  2. Julgue como ele age ao redor da sua família e amigos. O ciúme muitas vezes aponta para uma personalidade dominadora. Seu namorado pode dizer que o ciúme é um sinal de amor, mas em vez disso, esse pode ser um indicativo de possessividade e falta de confiança. Ele pode fazer perguntas sobre outras pessoas que você conhece ou acusá-la de flertar.

  3. Atente para o sarcasmo e para os comentários que depreciam as outras pessoas. O menosprezo pode ser mascarado por trás de supostas "brincadeiras", mas o efeito é o mesmo. Ele está tentando tirar a sua confiança, porque então será mais fácil de controlar você.

  4. Confira o calendário. Se o romance tem sido um turbilhão e você sente como se fosse desapontá-lo se quisesse ir mais devagar com o relacionamento, ele provavelmente está tentando dominar você.

  5. Preste atenção aos conselhos não solicitados insinuando que o seu comportamento é impróprio. Comentários dissimulados podem parecer um conselho amigável, mas se isso estiver acontecendo o tempo todo, esses comentários sutis são uma outra maneira pela qual a pessoa tenta dominar você.

  6. Veja se ele consegue admitir quando está errado. A maioria das pessoas com personalidades dominantes não fazem isso porque é um sinal de fraqueza. Ele pode ter problemas de controle para resolver.

Aviso

  • Preste atenção para os sinais que poderiam se transformar em um relacionamento abusivo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article