Mais
×

Como namorar alguém com HIV

Atualizado em 23 março, 2017

Você está interessado em namorar alguém que tem HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)? Embora algumas pessoas optem por namorar pessoas infectadas com o HIV, outros acham que é difícil se envolver com alguém que tem o vírus. Namorar alguém com essa condição é uma escolha pessoal, mas é algo que você deve se sentir confortável ao fazer. Há algumas coisas a serem feitas por quem quer namorar alguém com HIV.

Instruções

Tome os devidos cuidados ao namorar alguém com HIV (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Conheça a pessoa que você está interessado em namorar. Caso esteja pensando em namorar alguém com HIV, gaste tempo suficiente para realmente conhecer essa pessoa e descobrir mais sobre seus interesses, gostos, aversões e metas. É importante construir uma forte amizade antes de entrar em um relacionamento sério com a pessoa. Além disso, procure não se envolver em qualquer tipo de atividade sexual no início do relacionamento.

  2. Tire um tempo de sua agenda para aprender sobre o HIV. Você pode encontrar informações na internet, pesquisas em bibliotecas e livros, ou ir até um centro de saúde local para conseguir brochuras e folhetos sobre o HIV. Isso pode ajudar você a entender melhor o vírus, antes de desenvolver um relacionamento próximo ou íntimo com alguém que tem HIV.

  3. Converse com sua parceira em potencial sobre o seu estado serológico. Saiba mais sobre a doença dela, como a frequência com que visita o médico, o número de medicamentos que ela está tomando, os efeitos colaterais em consequência da doença, sua carga viral circulante e a contagem de células brancas do sangue. Isto pode lhe dar algumas dicas sobre a gravidade de sua doença, sua rotina diária e o que se poderia esperar de você, como parceiro.

  4. Discuta o seu futuro relacionamento e seja honesto sobre suas preocupações. Se você decidir namorar com alguém com HIV, é importante discutir os seus sentimentos e preocupações com essa pessoa. Determine o tipo de relacionamento que você quer ter (como um namoro casual, um relacionamento íntimo ou algo a longo prazo, com a possibilidade de casamento) e certifique-se de que a outra pessoa quer a mesma coisa.

  5. Use proteção ao se envolver em atividades sexuais. O HIV é transmitido através do sangue, sêmen e secreções vaginais infectadas, por isso é importante proteger a si mesmo se participar de qualquer tipo de atividade sexual com uma pessoa infectada (como o sexo vaginal, anal e oral). Certifique-se de usar um preservativo de látex a cada vez que tiver relações sexuais com alguém que tenha o HIV.

  6. Conheça o estado serológico da parceira. Se você estiver envolvido com alguém que tem HIV, você deve fazer o teste para o vírus, pelo menos uma vez a cada seis meses. Procure seu médico ou uma clínica local para realizar esse teste.

  7. Apoie emocionalmente sua parceira. Deixe-a saber que você está lá por ela e encoraje-a a se abrir e conversar com você. Além disso, procure acompanhá-la nas visitas ao médico, sempre que puder. Isso mostra que você realmente se importa com ela, e sua preocupação com a saúde dela.

O que você precisa

  • Materiais sobre HIV (livros, brochuras, folhetos)
  • Testes regulares de HIV
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article