Por que meu nariz escorre quando me exercito?

Escrito por jennifer kimrey | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu nariz escorre quando me exercito?
Apresentar sintomas de gripe como coriza, congestão nasal ou espirros quando corre pode significar que você tem rinite induzida pelo exercício, ou RIE (running image by Byron Moore from Fotolia.com)

Se você apresentar sintomas gripais como coriza, congestão nasal ou espirros quando se exercita, isso pode significar que você tem rinite induzida pelo exercício, ou RIE, um distúrbio de hipersensibilidade que afeta muitas pessoas. Algumas pesquisas têm sido realizadas para examinar a síndrome e, por causa destes estudos, surgiram muitos tratamentos para esse problema, trazendo alívio para muitos que sofrem com isso.

Outras pessoas estão lendo

Histórico

A rinite induzida pelo exercício é caracterizada por um corrimento nasal, congestão e até mesmo espirros, embora o corrimento nasal seja o sintoma mais comum. Essencialmente, os sintomas do resfriado comum estão presentes, mas só são desencadeados pelo exercício físico. A RIE pode ocorrer em climas quentes e frios. Estudos têm mostrado que pessoas que sofrem de RIE tendem a ser atletas, especificamente aqueles que correm, esquiam ou usam a bicicleta. No entanto, os atletas recreativos e competitivos também podem sofrer desse tipo de rinite.

Por que meu nariz escorre quando me exercito?
Estudos têm mostrado que pessoas que sofrem de RIE tendem a ser atletas, especificamente aqueles que correm, esquiam ou usam a bicicleta (skiing powder image by joseph pankey from Fotolia.com)

Estatísticas

De acordo com o "Annals of Allergy, Asthma and Immunology", um grande estudo sobre a RIE foi realizado em uma pesquisa inicial feita com adultos "que estavam recebendo imunoterapia para alergia em uma clínica comunitária de alergias e para membros de um clube de atletismo da comunidade". O estudo avaliou os sintomas de RIE interna e comparou com sintomas do RIE externa.

Os resultados mostraram que 40% dos participantes do estudo são afetados pela RIE interna, e 56,1% sofriam de RIE externa. Os participantes que eram atletas demonstraram sintomas RIE interna com mais frequência que os não-atletas. Além disso, os participantes do estudo que tinham um histórico de alergias pré-existentes apresentaram RIE com mais frequência. O estudo concluiu que a RIE ocorre comumente em atletas, especialmente aqueles com alergias pré-existentes.

Por que meu nariz escorre quando me exercito?
O RIE pode ocorrer durante exercícios em ambientes externos ou internos, em climas quentes ou frios (inifinity health and condition concept with running woman image by .shock from Fotolia.com)

Causas

A razão do exercício desencadear RIE é que a atividade física, assim como o aumento no metabolismo que ocorre quando você se exercita, faz com que suas membranas mucosas produzam mais muco que quando você não está se exercitando. Esse aumento de muco ocorre para pegar todas as partículas de poeira que você pode inalar, mas às vezes muito desse muco é produzido.

Por que meu nariz escorre quando me exercito?
RIE é como muitas outras formas de rinite, o que significa que as membranas mucosas nasais ficam inflamadas. Isso é o que causa a coriza, a congestão e os espirros (Human nose macro shot image by Gleb Semenjuk from Fotolia.com)

Tratamentos

Se você tem RIE, você tem algumas opções. A primeira é simplesmente manter lenços à mão quando estiver se exercitando se o seu nariz escorrendo, particularmente, não incomodar ou afetar seu treino.

Se sua rinite persistir ou piorar, você deve consultar um especialista, como um alergista ou um médico de ouvido, nariz e garganta. Dependendo do que seu médico acreditar ser a causa de sua RIE, os tratamentos podem incluir um spray nasal de esteroides para aliviar e prevenir a inflamação das membranas mucosas ou antibióticos para tratar uma possível sinusite ou otite.

Por que meu nariz escorre quando me exercito?
Seu médico pode prescrever um spray nasal para usar antes do exercício e ajudar com a rinite (biking at the beach image by Ryan LeBaron from Fotolia.com)

Problemas relacionados

Existem outras doenças de hipersensibilidade induzida pelo exercício que podem acompanhar a RIE. A urticária induzida pelo exercício, ou UIE, está relacionada com a histamina. A asma induzida pelo exercício, ou AIE, e o broncoespasmo induzido pelo exercício ou BIE, são caracterizados por dificuldades respiratórias.

Por que meu nariz escorre quando me exercito?
Existem outras doenças de hipersensibilidade induzida pelo exercício que podem acompanhar a RIE (tennis play image by Lovrencg from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível