Como fazer uma narração profissional

Escrito por iam jaebi | Traduzido por ana paula muniz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma narração profissional
Grave sua locução em um estúdio profissional (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Artistas de locução, também conhecidos como dubladores, são mais frequentemente empregados na TV e em rádios. É preciso mais do que uma "voz bonita" para ser um artista de narração profissional, é necessário fazer o roteiro soar credível e natural. Além disso, sua cronometragem e ritmo devem ser adequados ao assunto que você está tentando transmitir, e você não pode contar com recursos visuais como atores na tela para fazer isso por você. Para fazer uma narração com sucesso, você deve estar treinado e preparado. Use as ferramentas certas para criar uma fita de demonstração e divulgue-a de um jeito eficaz.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Faça aulas de dublagem ou encontre professores de narração. Procure na lista telefônica ou na internet por "dublagem" ou "narração". Fale com atores da sua rede de contatos para descobrir professores locais e oficinas que ajudarão a melhorar suas habilidades.

  2. 2

    Pratique usando sua voz em diferentes materiais de roteiro. Faça mímicas nas narrações que você ouve no rádio e na TV para ter uma noção do ritmo de produção e pronúncia. Isso ajuda a aprimorar sua voz para uma variedade de papéis.

  3. 3

    Pegue um roteiro para usar na sua narração profissional de demonstração e escute-o várias vezes. Use uma abordagem diferente em cada vez para determinar o que funciona melhor na sua voz em relação ao conteúdo.

  4. 4

    Marque um horário em um estúdio profissional. Essa é a melhor maneira de assegurar que a qualidade do áudio da sua narração seja boa. Procure na lista telefônica ou na internet por "estúdio de gravação" para encontrar estúdios locais ou consiga referências pedindo às pessoas que você conhece. Os preços dos estúdios de gravação variam de acordo com a localização e também com os serviços que oferecem. Procure saber o preço de dois ou três estúdios antes de fazer um agendamento.

  5. 5

    Chegue no estúdio de gravação na hora certa e preparado com os roteiros que pretende dublar. Quanto menos tempo você passar no estúdio, menos cara será a sua gravação.

  6. 6

    Desempenhe suas falas com confiança e controle. Diga exatamente o que você quer dizer, exatamente como você quer dizer, incluindo tom e volume. Controle a sua respiração para ter mais capacidade de chegar na altura ou intensidade que a fala exige. Sua performance será gravada em uma fita ou disco pelos engenheiros do estúdio. Faça dessa fita a sua cópia mestre.

  7. 7

    Procure diretores de elenco, agentes e empresas de produção em sua área e nas localidades mais próximas a você. Procure por "agentes" na lista telefônica ou na internet para encontrar os que trabalham na sua área. Finalmente, pesquise na web por "demonstração narração São Paulo", substituindo "São Paulo" pelo nome de sua cidade ou estado, para encontrar empresas de produção que estão aceitando gravações de demonstração.

  8. 8

    Faça cópias da sua gravação e envie-as para os diretores de elenco e empresas de produção encontrados na sua pesquisa. Siga as orientações de submissão dadas pela agência para garantir que sua gravação receba a atenção que merece. Em seguida, ligue para o escritório dentro de uma semana via telefone para verificar se a sua gravação foi recebida. Faça o mesmo dentro de duas a três semanas, ou o quanto for necessário, para saber como a sua gravação está sendo recebida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível