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A natação define os músculos do peitoral?

Atualizado em 18 julho, 2017

Em geral, a natação melhora a saúde e a forma física, e uma boa aparência é vantagem a mais. Através desse esporte, desenvolve-se músculos mais tonificados, mas diferente do levantamento de peso, a natação não faz você ficar musculoso. Os movimentos repetitivos tendem a deixar o corpo mais forte em certas áreas que outras, portanto, misturar a rotina de exercícios ajuda e prevenir lesões ou dores causadas pelo desequilíbrio muscular.

Homem nadando crawl na piscina (Purestock/Purestock/Getty Images)

Uso geral dos músculos

A natação é um esporte aeróbico e envolve os principais grupos musculares do corpo. Ao nadar usa-se tanto o tronco superior quanto inferior para se deslocar na água, porém, os músculos superiores, inclusive os do peitoral, são usados para impulsionar. Os músculos da perna são grandes e consomem muita energia e as vigorosas passadas de pé cansam rapidamente e, portanto, eles são reservados para nados de tiro e corridas.

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Fortalecimento específico

Ao nadar, todos os músculos da região superior das costas e peito são fortalecidos, principalmente a grande dorsal e rotadores internos do ombro. Como músculos trazerem os ombros para frente e para dentro, a musculatura do peitoral tende a contrair e diminuir. As musculaturas tensas e contraídas do peitoral esticam demais e acabam enfraquecendo os músculos em volta do ombro, causando possíveis lesões.

Prevenção/solução

O desequilíbrio muscular causa alterações posturais e instabilidade. A parte superior das costas e do peitoral contribui na rotação da parte superior do braço para dentro. O alongamento dos músculos do peitoral ajuda combater a curvatura na coluna que alguns nadadores desenvolvem. Mike Mejia, um técnico e assessor do site "USA Swimming", recomenda exercícios de postura para suprir os movimentos repetitivos realizados durante os treinos. Estique os ombros para baixo e para trás ao mesmo tempo em que posiciona levemente o queixo para dentro e levanta a costela e afasta os ombros do abdômen para realinhar a postura e esticar o peitoral. Outros exercícios de alongamento incluem o balaço dos brancos com o sem rotação do torso.

Alternativas

Requer bastante tempo nas piscinas para desenvolver um desequilíbrio de postura. Os nadadores casuais se beneficiam de uma tonificação muscular geral, inclusive do peitoral. Para fortalecer ainda mais essa musculatura, pratique esportes alternativos ou exercícios específicos que expandam e aumentem os músculos do peito, como o remo. Exercitar os músculos externos do manguito dos ombros também ajuda a equilibrar os rotadores internos que os nadadores fortalecem. Isso restaura o peitoral em um comprimento confortável e estica e ajuda a fazer com que os ombros não fiquem curvados para frente e que as costas não fiquem corcundas.

Considerações

A natação não causa tantas lesões quanto os esportes de alto impacto, mas as lesões no ombro são frequentes. Evitar esse tipo de problema requer alongamento e o fortalecimento de qualquer músculo fraco, inclusive do peitoral. O fortalecimento do abdômen fornece estabilidade e força na qual se fortalece braçadas mais poderosas e eficazes, de acordo com o site "Coachinfo.com".

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Referências

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