A natureza como decoração

Escrito por malina saval | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Simplicidade, brilho solar e cor -- traga para casa

A natureza como decoração
Grandes janelas inundam o espaço com luz, e plantas deixam uma vibração natural nessa sala de estar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As cores mais inesperadamente bonitas vêm da natureza -- a cor da luz do Sol atrás das folhas, o amarelo de frutas cítricas ou uma grande bacia de narcisos.

— Mally Skok, fundadora da Mally Skok Design

Apróxima vez que for atingido com um desejo de fazer você mesmo uma decoração de interiores inspirada na natureza, vá além do cafona comprado em lojas, conchas transformadas em saboneteiras e pedras de R$ 80,00 com dizeres "paz" e "serenidade" gravados. Mantenha as coisas simples e esparsas, pegando o que o campo tem de melhor em pedras cavados do chão da floresta e um vaso cheio de cactos pegos do jardim. Tudo o que nade -- um peixinho dourado em um aquário ou uma pequena tartaruga em um terrário -- acrescentam o elemento tranquilidade ao seu ambiente. Escolha alguns objetos chave como pontos focais para cada ambiente, e irá criar uma atmosfera que é tão luxuosa e luminosa quanto as riquezas da natureza.

Deixe a luz do Sol entrar

Para trazer um ar de terra, ventilado, para a sua casa, comece por deixar a luz do Sol entrar, sugere Mally Skok, projetista de tecidos e fundadora da Mally Skok Design, sediada em Lincoln, Massachusetts.

"Janelas em um quarto são os olhos para a natureza", diz Skok, cujos projetos de design têm sido vistos nas revistas "Boston" e "Lar tradicional". "Não existe nada mais natural do que a luz do início da manhã entrando por uma janela na cozinha.

"As cores mais inesperadamente bonitas vêm da natureza -- a cor da luz do Sol atrás das folhas, o amarelo de frutas cítricas e uma grande bacia de narcisos", acrescenta Skok. "As cores são tão modernas e vibrantes quanto qualquer uma possível de ser impressa em um pedaço de papel.

Muitas vezes, Skok pontua, os melhores acessórios de decoração de interiores são de graça: um pedaço de casca de árvore, um único galho, uma árvore de bétula ou um ramo de comiso branco em uma grande jarra de vidro. Até mesmo um pedaço de malva e coloridas algas marinhas em uma caixa de sombra podem servir como tangíveis e nostálgicos lembretes de um feriado romântico à beira do mar".

"Essas coisas custam zero reais e ficam tão incrivelmente legais", diz Skok, quem recomenda procurar grandes pedras na praia -- mais ou menos com metade do tamanho de uma bola de futebol -- para usar como aparadores de porta (grude círculos de feltro adesivo no fundo da pedra para que ela fique no lugar) e colecione montes de conchas quebradas para colocar ao redor das bases de velas.

"Conchas são legais se você as pegar, e então significarão algo, ao invés de comprá-las pela internet ou em lojas de departamento", diz Skok, quem também recomenda pegar pequenos artefatos como sabonetes artesanais feitos em casa enquanto estiver procurando. "Quando as coisas são autênticas e relevantes, elas mudam toda a atmosfera".

Traga o de fora para dentro -- literalmente

Para Mark Christofi, fundador da Christofi Interiores, uma empresa ganhadora de prêmios em Reading, Massachussetts, uma caminhada no bosque, um parque gramado com sempre vivas enormes, ou mesmo o seu quintal dos fundos pode servir como a perfeita inspiração para naturalizar o seu lar.

"Não apenas a mobília de fora fica muito bonita, mas também veste super bem", disse Christofi, que recomenda o uso de uma velha mesa de piquenique como uma ilha da cozinha, ou um banco de madeira como uma área de sentar dentro de casa. "É sobre inverter o que é esperado e mover o que é de fora, para dentro".

Para alegrar, Christofi, que tem reformado lares em locais como o Lago Winnipesaukee até Los Angeles, substituiu uma bacia para pássaros em pedra por uma pia, com uma torneira instalada na parede acima, em um recente projeto de decoração de banheiros.

"Qualquer coisa que normalmente seria usada fora da casa -- instalações de luz, arandelas, lanternas -- ficam muito bonitas dentro de casa", diz ele.

Usando materiais 100% naturais como fio de sisal -- a fibra dura usada para fazer corda -- e linho macio e cor de creme, também emprestam uma sensação de conforto, e idílico estilo do jardim.

Para o quarto, tente decorações em madeira com um toque rústico, grosso ou mobília "twiggy" -- mesas, camas e cadeiras -- do tipo que se encontraria em uma casa na árvore em uma floresta super crescida e remota.

"Papel de parede é outra maravilhosa forma de mostrar a natureza, especialmente em pequenos espaços, como o vestíbulo ou lavabo," diz Skok. " A tecnologia está tão avançada... existem tantas estampas bonitas com grama ou os contornos de árvores ou papéis que incorporem elementos orgânicos como cânhamo, juta ou grama que realmente trazem a natureza para o mundo moderno." Para um look mais minimalista, você também pode fazer uma "parede de destaque" aplicando o papel somente em um lado do aposento.

Finalmente, não importa quais acessórios escolher, mantenha as coisas abertas e expansivas e banhadas em muita luz natural.

"Traga tantas coisas verdes quanto conseguir", diz Christofi. "Traga tanta luz quanto for possível. Vá para fora e compre algumas bonitas plantas e árvores -- você não pode errar nunca dessa forma!"

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível