Como fazer um navio pirata com palitos de picolé

Escrito por matt scheer | Traduzido por aline fernandes
Como fazer um navio pirata com palitos de picolé
Crie seu próprio navio pirata com palitos de picolé (Popsicle sticks macro background image by Jim Mills from Fotolia.com)

O navio pirata clássico possui dois mastros, um gurupés e uma série de velas conectadas com cordame aos mastros e umas às outras. Ao fazer um navio pirata com palitos de picolé, simplifique o design não acrescentando barbante para representar as cordas do navio de verdade. Mesmo sem o cordame, esse projeto não será rápido, principalmente porque existem vários compartimentos diferentes no casco. Além disso, é preciso pintar o navio depois de montá-lo. Reserve alguns dias para completar o seu navio pirata de palito de picolé.

Instruções

  1. 1

    Cole a face comprida de um palito de picolé à face comprida de outro palito, com a extremidade do primeiro alinhada ao centro do segundo. Essa ação formará uma escada de dois degraus. Coloque os palitos na mesa de forma que o palito colado na linha central do outro esteja por baixo. Cole mais um à linha central do palito inferior. Isso deixará dois palitos no mesmo plano e um no plano abaixo. Essa formação será o bloco de construção básico do casco do navio pirata.

  2. 2

    Forme mais dois blocos de construção do casco para ficar com três no total; em seguida, cole-os para formar uma parede. Faça mais duas paredes desse modo.

  3. 3

    Pegue uma parede de palito. Cole cinco palitos em padrão de escada partindo do lado comprido da parede. Repita esse passo para mais uma parede.

  4. 4

    Cole as duas paredes com os padrões de escada na terceira para que formem os lados principais e o piso do casco e da quilha.

  5. 5

    Coloque um palito contra uma das paredes formando um ângulo reto, de forma que a parte de baixo encoste no começo do padrão de escada e o topo encoste no topo da parede. Marque o local na parte de baixo com o seu lápis. Repita esse passo com mais cinco palitos, movendo cada um mais para dentro em direção ao centro.

  6. 6

    Corte os palitos de picolé com o seu estilete nas marcas que você fez. Alinhe os palitos cortados com palitos inteiros e corte-os da mesma forma que os outros para criar pares. Cole-os à parte de trás do casco para começar a formar a traseira do barco. Faça mais uma parede da mesma forma que as três primeiras e cole-a no centro da parede traseira que você está formando.

  7. 7

    Crie a frente do casco. Marque um ponto a dois terços do comprimento de um palito e corte a madeira de forma a penetrar na camada externa, mas não na camada oposta. Essa ação criará um entalhe no palito, onde ele poderá ser dobrado. Repita esse passo com mais 19 palitos. Cole os palitos dobrados ao longo da face interna da parede, de forma que a porção longa depois da articulação possa ser dobrada para dentro em direção ao centro do barco. Cole as porções longas juntas para formar um recuo que feche a frente do navio.

  8. 8

    Crie dois mastros colando quatro palitos de picolé face a face; depois, três e assim por diante. Cole esses blocos de palitos para formar uma torre afunilada. Cole essa torre na linha central do navio a aproximadamente 7,5 cm da traseira do casco. Repita esse processo para criar outro mastro e cole-o a 10 cm de distância do primeiro, mais próximo à frente do barco.

  9. 9

    Crie mais paredes da mesma forma que a primeira, porém somente com dois blocos de construção. Cole essas paredes perpendicularmente ao piso do casco para formar quartos diferentes.

  10. 10

    Crie o convés principal do navio utilizando vários blocos de construção até que todo o piso fique coberto.

  11. 11

    Crie os contornos da vela principal. No mastro traseiro, cole um palito de picolé apontando para trás cerca de 2,5 cm acima das paredes do casco. Cole dois palitos na vertical, saindo da extremidade externa do palito horizontal, e cole mais um no sentido contrário ao primeiro e encostando na porção mais alta do mastro. Essa ação criará o contorno da vela principal. Preencha-a com palitos, se quiser. Repita esse processo para a criar a traquete, mas utilize somente um palito vertical em vez de dois, pois a traquete é menor. Conclua ao fazer uma vela triangular apontando em direção à frente do navio e saindo do mastro dianteiro.

  12. 12

    Crie o gurupés colando dois palitos de picolé em linha reta apontando para fora e saindo da frente do casco.

O que você precisa?

  • Palitos de picolé
  • Cola branca
  • Tinta acrílica (opcional)
  • Estilete
  • Lápis

Lista completaMinimizar