on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

É necessário desfragmentar o disco rígido do PlayStation 3?

Atualizado em 20 julho, 2017

Há um mito popular na internet e em algumas comunidades de jogos de que o disco rígido do PlayStation 3 necessita ser desfragmentado, da mesma forma como ocorre com o Windows instalado em um computador. Trata-se apenas de um mito. A fragmentação de arquivos ocorre quando o software, como por exemplo, um sistema operacional de computador, move os dados em torno do disco rígido físico e os agrupa, de modo que o acesso aos arquivos pelo sistema seja mais rápido. Um programa de desfragmentação, como o Desfragmentador que acompanha o Windows, posiciona esses arquivos fragmentados em ordem novamente, acelerando a velocidade de leitura do disco.

Instruções

Não é necessário desfragmentar o disco rígido do PlayStation 3 (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Os computadores com os sistemas Linux e Mac OS não vêm acompanhados com programas aptos a realizar a desfragmentação. No caso, eles lidam com os arquivos de forma diferente do Windows, cuidando da fragmentação dos arquivos à medida que ela for ocorrendo. O disco rígido do PlayStation 3 lida com a adição e remoção de arquivos da mesma maneira.

    Loading...
  2. O PlayStation 3 trabalha com o processamento dos arquivos da mesma forma que o Linux, em um formato chamado de CellFS. Dessa forma, os arquivos dos jogos nunca serão fragmentados de maneira apreciável, como ocorreria se eles fossem processados em uma plataforma do Windows.

  3. Como não há fragmentação, não há nada a ser feito para cuidar do disco rígido.

Loading...
Loading ...
Loading ...