É necessário instalar para-raios em telhado metálico?

Os para-raios foram inventados por Ben Franklin

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Você tem numerosas opções quando se trata de refazer o telhado de sua casa, incluindo lajes asfálticas, telhas de concreto e painéis metálicos para cobertura. Você pode optar por instalar um telhado metálico porque não apodrece, racha, descasca, queima ou arrebenta. Os telhados metálicos são resistentes ao vento e ao granizo, pesam menos que as lajes asfálticas, requerem pouca manutenção e são eficientes em termos de energia. Como são, por definição, feitos de metal, você pode ficar preocupado com os raios e se perguntar se é necessário instalar um para-raios em seu telhado.

Telhados metálicos

Os materiais das chapas de aço para telhado não atraem mais raios que qualquer outro tipo de material, segundo o site americano Metal Roofing Wholesale. A Metal Construction Association nos EUA observa que os telhados metálicos não atraem raios. Os materiais dos telhados metálicos não são combustíveis, assim se um desses telhados for atingido por um raio, é menos provável que resulte em incêndio do que em alguns outros tipos de materiais, como as telhas de cedro.

Localização

O raio tende a incidir na ponta mais alta em qualquer terreno, mas pode também ser caprichoso, aleatório, arbitrário e imprevisível. Os para-raios não atraem raios, mas oferecem um trajeto alternativo para o raio incidir. A localização de seu telhado é uma consideração mais importante do que ser construído de metal ou de outro material. Se o seu telhado é a ponta mais alta do terreno circunvizinho, é recomendável instalar um sistema de proteção contra raios.

Função

Para-raios é uma denominação antiquada para um captor, que é parte integrante de um sistema de proteção contra raios, ou SPR. Um SPR consiste em haste de aterramento e captores que são conectados a uma série de condutores verticais e horizontais. Um SPR destina-se a oferecer aos raios um trajeto alternativo mais atraente do céu à terra em vez de seu telhado.

Considerações

Os para-raios produziram significativa melhora na proteção contra incêndios causados por descargas elétricas, quando foram introduzidos pela primeira vez por Benjamin Franklin em meados dos anos 1700. Novos desenvolvimentos nas técnicas e materiais de construção nas últimas décadas diminuíram a eficácia dos para-raios. Os materiais de construção incluem aço estrutural, coberturas metálicas, tubulação de cobre, TV a cabo, fiação telefônica e elétrica e outros materiais condutores que podem resultar em choque elétrico no caso de incidência indireta de um raio. O National Lightning Safety Institute dos EUA observa que os para-raios não oferecem qualquer proteção no caso de incidência indireta de raios.

eHow Brasil
×