O que é necessário para mudar seu fogão de propano para gás natural

Escrito por herb kirchhoff | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é necessário para mudar seu fogão de propano para gás natural
Muitos modelos a propano podem ser convertidos para operarem com gás natural (Comstock/Comstock/Getty Images)

Muitos modelos de fogões a gás podem ser convertidos de propano para gás natural e vice-versa, mas você não pode mudar de combustíveis simplesmente mudando a fonte dele. A diferença de pressão entre os dois combustíveis requer alguns ajustes no fogão para que ele opere de forma segura com um combustível diferente. Um profissional qualificado deve fazer o trabalho, pois uma conversão imprópria pode colocar sua vida e propriedade em risco.

Outras pessoas estão lendo

Diferenças de combustíveis

O propano chega com uma pressão muito maior do que o gás natural. A diferença de pressão dita as mudanças que devem ser feitas em um fogão para convertê-lo de propano para gás natural. Somente modelos para os quais kits de conversão estão disponíveis podem ser convertidos. Os kits possuem todas as partes que precisam ser mudadas para conseguir realizar a conversão. Somente fogões a gás podem ser convertidos; fogões elétricos não podem ser modificados para operar com gás, seja natural ou propano. Alguns modelos modernos não podem sofrer este processo, e nenhum kit está disponível para eles.

Orifícios

Dentre as partes que precisam ser trocadas, estão os orifícios que alimentam as bocas com gás. Um orifício de gás natural é maior do que um de propano, dando um volume de gás suficiente em uma pressão menor. Cada boca do fogão precisa de uma mudança de orifício, juntamente com um acendedor, caso o fogão seja equipado com isto. Tentar usar um orifício de propano com gás natural resulta em uma chama muito fraca ou ausência de chama, devido à pressão menor do gás natural e o orifício menor do propano. A conversão não é obtida simplesmente fazendo-se um buraco maior na boca do fogão; este processo também envolve mudar outras partes dele.

Regulador

Converter um fogão de propano para gás natural requer uma mudança no regulador que reduz a pressão de chegada do gás à boca do fogão. Um regulador de propano entrega uma pressão muito baixa às bocas devido à pressão interna menor da linha de gás natural. Os reguladores de gás em eletrodomésticos não podem ser ajustados. A troca do regulador de propano do fogão para um projetado para funcionar com gás natural é necessária. As instruções do fabricante devem ser seguidas ao pé da letra quando for instalar um regulador, ou o fogão se tornará perigoso.

Mistura de combustível e ar

Propano e gás natural requerem diferentes proporções de ar e combustível para completar a combustão. A boca de um fogão a gás possui uma válvula de ar perto da válvula de controle da boca para deixar entrar ar de combustão. Na maioria dos casos, ao afrouxar o parafuso, move-se a válvula de ar, produzindo uma chama azul limpa e homogênea. O ajuste deve ser preciso, pois um erro na proporção entre combustível e ar pode levar a uma emissão letal de monóxido de carbono. Em alguns modelos de fogão, a troca dos queimadores de propano para modelos com buracos maiores, apropriados para gás natural, pode ser necessária para se obter uma quantidade equivalente de calor do combustível de pressão menor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível