Mais
×

É necessário umedecer a tela antes de utilizar giz pastel seco?

Atualizado em 17 abril, 2017

O giz do tipo pastel seco é semelhante ao do tipo pastel oleoso, mas ligeiramente mais macio, mais parecido com materiais como o giz de lousa. Por causa dessa característica, a técnica para sua utilização é diferente daquela empregada com o pastel oleoso. O pastel seco, porém, não é feito para ser utilizado em pintura sobre tela, então você obterá melhores resultados caso o utilize para pintura em papel.

O pastel seco é ligeiramente mais macio que o oleoso (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Papel versus tela

Para conseguir aderir ao papel, o pastel seco necessita de uma leve granulação ou "aspereza" sobre a qual grudar, então materiais como o papel canson ou outros papéis especiais para desenho em pastel são mais adequados para esse tipo de pintura. Como uma tela de pintura é mais porosa que o papel, uma quantidade maior de pigmento acaba sendo perdida ao se trabalhar com o giz pastel sobre ela, e qualquer cor aplicada sobre ela não permanecerá no lugar por muito tempo, se é que chegará a aderir à tela.

Preparando a tela

Para conseguir fazer o giz pastel aderir à tela, você precisa antes prepará-la com algum material acrílico como gesso, aplicando diversas camadas e lixando-as antes de pintar. Mesmo com essa preparação, o giz pastel dificilmente permanecerá sobre a tela. Como ele é solúvel em água e não terá, nesse caso, uma superfície áspera o suficiente sobre a qual aderir, a pintura acabará sendo apagada pelo simples encostar da mão, ou então será destruída pela umidade do ar.

Giz pastel e água

Se você for utilizar o giz pastel para pintura em papel, misturá-lo a um pouco de água pode ser uma medida eficaz para misturar as cores e obter uma aparência final mais suave. Sobre o papel, a água é geralmente aplicada depois que a pintura com o giz pastel já foi realizada. Nesse caso, uma pequena quantidade de água é aplicada com um borrifador e então misturada ao giz. Ao utilizar essa técnica, você fará com que o pastel adquira uma aparência vívida, mais perto daquela de uma pintura feita com aquarela.

Fixador

Mesmo quando aplicado sobre papel, o giz pastel apresenta um risco grande de ser apagado por contato após sua secagem, então é sempre uma boa ideia borrifar o papel com fixador depois de terminar o trabalho. Isso ajuda a garantir que a obra final será mantida intacta por um período mais longo. Você também pode cobrir o trabalho já finalizado com um pedaço de vidro (ou emoldurá-lo) para protegê-lo do contato com o ambiente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article