Necessidades de irrigação do limoeiro

Escrito por jenny harrington Google | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Necessidades de irrigação do limoeiro
Cultive limões em abundância com práticas corretas de irrigação (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Os limoeiros permanecem verdes o ano todo, produzindo frutos maduros tipicamente durante os meses de inverno. As árvores não toleram geadas e, assim, são cultivadas ao ar livre em locais onde o clima no inverno é suave ou como árvore em vasos em áreas internas. A irrigação adequada depende da idade do limoeiro e de ser cultivado em uma área externa ou interna.

Outras pessoas estão lendo

Terra e umidade

Os limões se desenvolvem bem na maioria dos tipos de terra, excetuando-se aquelas que retêm umidade ou se tornam muito úmidas após chuva ou irrigação. Selecione áreas de plantio onde a terra seja drenada completamente após a chuva, evitando solos propensos a reter a água. Verifique a drenagem antes de plantar, cavando um buraco de 25 por 45 cm no local. Em seguida, encha-o de água e marque o tempo que leva a drenagem — a terra será adequada para o limoeiro se a água drenar em quatro horas. Terras argilosas drenam mais lentamente e, assim, é preferível um lugar com solo ligeiramente arenoso ou rico em matéria orgânica.

Irrigação

Limoeiros recém-plantados necessitam de irrigação frequente, geralmente a cada dois ou três dias. Fazer um montículo de terra, com 15 cm de altura e diâmetro circular de 60 cm, em torno da árvore proporciona uma bacia de irrigação temporária. Encha de água essa bacia, circundada pelas paredes do montículo, a cada irrigação, e a água se escoará lentamente para dentro da zona radicular da árvore. Após duas semanas, reduza a irrigação para uma vez a cada sete a dez dias durante o primeiro ano. As árvores maduras precisam de irrigação a cada duas semanas.

Preocupações com a umidade

A excessiva umidade causa o apodrecimento da raiz. O plantio em terra mal drenada ou em bacias profundas resulta em apodrecimento do sistema radicular. Isso também ocorrerá se a árvore for plantada muito profundamente. Plante sempre as árvores novas na mesma profundidade em que se encontravam no viveiro de mudas. Aplicar matéria vegetal também pode causar problemas de apodrecimento, pois esta retém a excessiva umidade na terra.

Árvores em vasos

Os limoeiros-anões crescem bem em vasos, tanto em áreas internas como externas. Regue-os quando os 2,5 a 5 cm superiores da terra estiverem secos. O excesso de água de uma irrigação deve fluir livremente no fundo vaso e, portanto, não coloque bandeja de gotejamento embaixo das árvores mantidas em áreas externas. A cada irrigação, esvaziar a bandeja de gotejamento sob o vaso dos limoeiros nas áreas internas evita que a terra reabsorva o excesso de umidade. Essas árvores em interiores precisam ser regadas tipicamente apenas uma ou duas vezes por semana, enquanto as árvores ao ar livre precisam ser regadas a cada um a dois dias, dependendo do clima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível