Como negociar aumento salarial com um funcionário

Escrito por ruth mayhew | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como negociar aumento salarial com um funcionário
Negociar um aumento salarial exige preparo (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Negociar um aumento salarial exige pesquisa, análise da indústria, conhecimento das tendências econômicas e profissionalismo. Sob circunstâncias típicas, um supervisor ou gerente conduz uma avaliação anual de performance, e o nível de desempenho do funcionário determina o valor do aumento, com base no mérito. Em outros casos, um funcionário que solicita um aumento ao seu empregador poderá fazê-lo ao descobrir uma disparidade no pagamento, salários competitivos oferecidos por outras empresas ou tendências de emprego que garantem o aumento salarial. Os gerentes de departamento, geralmente, são o primeiro ponto de contato quando um funcionário busca um aumento -- a partir desse ponto, as conversações continuam com um membro do RH, como um especialista em remuneração. Independentemente do motivo da negociação salarial, a preparação é um passo crucial do processo.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Reveja as políticas de sua empresa em relação à remuneração e aos benefícios. Gere um censo de funcionários, classificados por grupo ocupacional, tempo de casa e salário. Consulte o censo da empresa ao fazer a pesquisa sobre salários da indústria para cada grupo ocupacional. Caso sua análise revele disparidades, elabore um plano para preencher a lacuna entre o salário de sua empresa e o da concorrência. A área de remunerações e benefícios do seu departamento de RH deve, periodicamente, conduzir um estudo sobre remunerações.

  2. 2

    Mantenha-se informado sobre os cronogramas de avaliação de desempenho. Discuta aumentos baseados no mérito com cada gerente, para determinar o posicionamento de cada funcionário. A partir do seu conhecimento sobre a base de empregados, você poderá determinar quais funcionários requerem um aumento no salário. Estude essas posições especificamente para determinar se os aumentos baseados em suas avaliações de desempenho são justos e competitivos.

  3. 3

    Agende reuniões em um horário que você possa devotar toda a sua atenção aos funcionários que buscam aumento salarial. Certifique-se de ter materiais à mão para sustentar sua posição e a lógica dos salários pagos por sua empresa, bem como dos aumentos por mérito. Faça as reuniões em seu escritório, entretanto, insista na privacidade, de modo que as negociações possam occorrer sem distrações ou interrupções. Antes da reunião, analise o arquivo pessoal do funcionário e marque as páginas relevantes que justifiquem sua posição sobre salários e aumentos.

  4. 4

    Permita que o funcionário exponha a justificativa para o aumento. Esteja preparado para revisar avaliações de desempenho anteriores, aumentos por mérito e bônus de fim de ano. Durante a conversa, tome notas sobre a justificativa da pessoa para o aumento. Se ela apresentar documentação que corrobore o posicionamento dela, faça cópias para comparar com seus próprios dados. Compare os recursos utilizados para justificar suas práticas de pagamento com os recursos apresentados pelo funcionário para apoiar o pedido de aumento.

  5. 5

    Reveja a descrição da função e anote quaisquer obrigações e responsabilidades adicionais que o funcionário estiver realizando e que não se refletem na atual descrição do cargo. Peça cópias da documentação sobre treinamentos, seminários de desenvolvimento e cursos. Caso a pessoa baseie sua solicitação em desenvolvimento profissional, certifique-se de que ele esteja relacionado ao trabalho.

  6. 6

    Apresente o posicionamento da empresa em relação às práticas de pagamento, utilizando sua pesquisa e seus conhecimentos para corroborar a estrutura de remuneração da empresa. Caso sinta que o funcionário justificou de forma adequada sua solicitação com a documentação, sugira um aumento razoável e observe a reação da pessoa. Entretanto, não faça uma oferta muito baixa, ao ponto de ser insultante. Seu trabalho é recompensar os funcionários de uma forma justa, e não avaliá-los por baixo. Isso pode causar um impacto negativo em relação à satisfação no local de trabalho e rotatividade de pessoal.

  7. 7

    Chegue a um acordo entre as partes na reunião de negociação salarial. Caso precise de mais tempo para tomar uma decisão, explique por que precisa desse tempo e agende uma data para comunicar sua decisão. Se necessário, discuta essa questão com o gerente de recursos humanos ou com os executivos da empresa. Se o funcionário tiver apresentado informações que justifiquem mudanças globais em sua estrutura de remuneração, considere as implicações tangíveis e intangíveis para o aumento salarial de certos grupos ocupacionais da força de trabalho total.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível