×
Loading ...

Nervo comprimido em cães

Atualizado em 23 março, 2017

Nervos comprimidos são extremamente dolorosos e o problema em cães não é uma exceção. Muitas vezes, cães normalmente dóceis reagem com agressividade quando tocados ou gritam de dor. Essa condição pode ser causada por uma série de coisas, como hereditariedade, traumas e, até mesmo, um certo azar, além disso as opções são um pouco limitadas.

Nervo comprimido em cães (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Sintomas

Os sintomas de nervo comprimido em um cão incluem: andar rígido, incapacidade de apresentar ampla gama de movimentos na área afetada, vocalização quando tocado ou ao se mover, comportamento agressivo, incluindo rosnar e morder, e fraqueza. Na maioria das vezes os cães têm o problema no pescoço ou na região da coluna vertebral, embora outras articulações possam ser afetadas.

Loading...

Quando ir ao veterinário

Os cães que apresentam algum dos sintomas descritos devem ir ao veterinário o mais rápido possível. Quanto mais o tratamento for retardado, mais tempo o cão irá sofrer e mais difícil a condição será de tratar.

Tratamento tradicional

Os tratamentos para o pinçamento de nervo incluem: repouso, administração de drogas anti-inflamatórias; tais como medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (ou seja, aspirina) e esteroides glicocorticoides, como a prednisona; manipulação manual da articulação afetada (sob anestesia) e cirurgia.

O curso normal de ação é começar com repouso e manejo clínico da dor, embora essa abordagem seja geralmente insuficiente. A tendência de recaída é elevada. Muitos cães têm nervos comprimidos de forma crônica e necessitam de cirurgia realizada por um neurocirurgião.

Tratamento alternativo

Os tratamentos alternativos para a condição incluem: visitas a um quiroprático canino e acupuntura. Ambas essas abordagens têm apresentado um sucesso moderado no alívio dos sintomas, mas, assim como na aplicação dos tratamentos mais tradicionais, a incidência da recorrência é alta.

Prevenção/Solução

A prevenção é o melhor remédio para a condição. Evitar que o seu cão pule em móveis, especialmente aqueles com costas alongadas, bem como mantê-lo com um peso saudável irá ajudar a prevenir a ocorrência da compressão de nervos. Os cães que são particularmente propensos a ter esse problema incluem Beagles, Basset Hounds e Daschunds. Um cuidado especial deve ser tomado com essas raças para diminuir a incidência de lesões.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...