O que é neuralgia facial?

Escrito por vanessa newman | Traduzido por lily alves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é neuralgia facial?
A neuralgia do trigêmeo pode causar a pior dor médica conhecida (Man in pain image by MAXFX from Fotolia.com)

Todas as neuralgias faciais são resultado de danos ou mau funcionamento do nervo trigêmeo, que é um nervo craniano (quinto ou V), que se ramifica para fora em ambos os lados do pescoço. Este nervo, como todos os nervos cranianos, afeta sensações em sua cabeça e rosto, como temperatura, pressão e dor. Neuralgias faciais afetam adultos mais velhos. Existem vários tipos de diferentes causas e sintomas. Tudo pode ser controlado, mas não necessariamente curado.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Neuralgia do trigêmeo (NT) é a pior das neuralgias faciais, de acordo coma Facial Neuralgia Associates, mas também é menos provável que você tenha. Cerca de 150 milhões de pessoas por ano são diagnosticadas com ela. A dor facial atípica (ATFP) é uma categoria coletiva de neuralgias faciais.

Essa síndrome é tipicamente menos grave do que a NT, mas a dor é mais constante. A neuralgia pós-herpética segue um episódio de herpes-zoster (mais de 30 dias após a erupção ter aparecido, de acordo com o New England Journal of Medicine), especialmente para aqueles com mais de 50 anos. Finalmente, a anestesia dolorosa é uma complicação de uma cirurgia incurável, onde o nervo trigêmeo é danificado

Causas

A verdadeira NT é causada por: tumores, complicações de cirurgia dentária ou facial, esclerose múltipla, pressão do nervo e lesões. Facial Neuralgia Resource afirma que a causa não pode ser entendida em alguns casos. Para a anestesia dolorosa, a pessoa tinha injeções de álcool ou glicerina, compressões de balão ou outros procedimentos cirúrgicos que deram errado. Para a dor facial atípica, infecções da face ou seios podem ser a causa.

Sintomas

A dor facial unilateral é comum para neuralgias. A dor pode ser parecida com a dor de esfaquear, atirar, queimar, beliscar, levar um choque. Pode ser constante ou intermitente, de acordo com a Facial Neuralgia Resources. A NT produz a dor mais grave, muitas vezes descrita como insuportável e espasmódica. Os sintomas da NT são provocados por atividades como falar, comer certos alimentos, tocar o rosto e stress. A dormência ocorre com a anestesia dolorosa. A dor é a queixa mais comum em NT pós-herpética.

Tratamento

A medicação e a cirurgia são os tratamentos mais comuns para a verdadeira NT. De acordo com a Facial Neuralgia Resources, a carbamazepina (Tegretol) é a primeira escolha. A cirurgia geralmente não funciona para dor facial atípica, mas a medicação sim. Para a NT pós-herpética, um anti-depressivo reduz a dor. Assim como adesivos de lidocaína. Para anestesia dolorosa, tratamentos como acupuntura, terapia de calor e frio e TENS (estimulador elétrico do nervo transcutânea) são recomendados.

Controle da dor

Neuralgias faciais definitivamente causam dor crônica que lhe afeta fisicamente e psicologicamente. Algumas técnicas para controlar a dor física incluem técnicas de relaxamento e biofeedback. Segundo a Invisible Disabilities Association of Canada, exercícios como Yoga, Tai chi e massagem também ajudam. Para gerenciar os efeitos psicológicos, participe de grupos de apoios com os outros afetados pela doença, consulte um profissional de saúde mental ou encontre uma atividade ou hobby para distraí-lo da dor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível