×
Loading ...

Como neutralizar ácido sulfúrico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em janeiro de 2011, o Resort Wynn, em Las Vegas, deparou-se com um derramamento de ácido sulfúrico em um vazamento na tubulação de um caminhão de entrega, e aproximadamente 800 litros foram derramados no chão. O local foi fechado por cerca de duas horas e meia para deixar o vapor venenoso dissipar-se e a vegetação na área teve de ser removida devido à contaminação do solo. Equipes de rua utilizaram carbonato de sódio para limpar o ácido e eliminar suas propriedades cáusticas.

Instruções

Caso derrame qualquer um desses, precisará rapidamente de carbonato de sódio (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Descubra qual substância alcalina utilizará para neutralizar o ácido sulfúrico. O propósito da neutralização é elevar os níveis de pH para o mais próximo do nível neutro. Ácido sulfúrico possui um pH baixo; substâncias alcalinas levarão os níveis até um pH aceitável. Carbonato e bicarbonato de sódio são escolhas efetivas razoavelmente baratas.

    Loading...
  2. Calcule a quantidade real de ácido sulfúrico concentrada que está envolvida no derramamento. Será necessário descobrir quantos litros foram derramados, a concentração, o peso da solução derramada -- 1 litro de água pesa 1 kg -- e o peso específico do ácido (1,84 para o ácido sulfúrico).

    Se 100 litros foram derramados, multiplique esse número pelos outros três. 1001,841*0,98 resulta em aproximadamente 180,32 kg de composto sulfúrico.

  3. Determine quanta substância alcalina será necessária. Esse cálculo variará dependendo da substância em particular. Multiplique a resposta do Passo 2 por essa constante. Para carbonato de sódio, a constante é 1,06, então será necessário 191,14 kg de carbonato de sódio. Para bicarbonato de sódio, a constante é 3,0687 kg por litro derramado, então um derramamento de 100 litros necessitará de 306,87 kg de bicarbonato de sódio.

  4. Aplique o pó alcalino ao ácido. Caso esteja tentando limpar o ácido que foi derramado em um ralo, pode ser necessário combinar água com o pó alcalino e derramar a solução no ralo para evitar que o ácido entre no sistema de água.

Loading...

Aviso

  • Substâncias alcalinas também podem ser nocivas e cáusticas para a pele. Você precisará de equipamentos, roupas e máscaras de proteção ao tratar um derramamento de ácido sulfúrico, pois tanto o problema quanto a solução são perigosos. O processo induzirá calor, então tome precauções para evitar queimaduras.

Referências

Loading ...
Loading ...