Nicho de uma minhoca

Escrito por karen holcomb | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Nicho de uma minhoca
Minhocas ajudam a manter um jardim saudável (worm image by Ksenija Djurica from Fotolia.com)

Todo jardim precisa de minhocas. Elas arejam o solo, o fertilizam com seus dejetos e se alimentam de folhas, sujeira e outras matérias orgânicas. Elas são uma fonte de alimento para pássaros, cobras e besouros. Embora primitivas e humildes, as minhocas fornecem um serviço necessário para sustentar a agricultura. Elas pertencem à classe Oligochaeta e ao filo Annelida.

Outras pessoas estão lendo

Habitat

As minhocas existem no planeta há mais de 80 milhões de anos. Elas preferem solos quentes e úmidos e geralmente permanecem abaixo da superfície. Elas vêm para o topo apenas em épocas de chuvas, quando suas tocas ficam alagadas. As minhocas acasalam quando são forçadas a emergir. Embora os indivíduos dessa espécie possuam ambos sistemas reprodutores, masculino e feminino, eles se reproduzem através do intercurso sexual. O inchaço castanho-rosado no corpo da minhoca é chamado de clitellum. Ele desempenha um importante papel na reprodução.

Anelídios

As minhocas são os mais conhecidos e complexos dos vermes segmentados. Existem mais de 9.000 espécies. Elas são chamadas de anelídeos, da palavra latina ''annelus'', que significa pequenos anéis. Estes anéis, ou segmentos, percorrem o corpo da minhoca. Elas têm a capacidade de regenerar ou crescer novamente os segmentos perdidos. Uma minhoca típica tem cerca de 150 segmentos e mede vários centímetros, mas há uma espécie de minhoca gigante que vive na Austrália, e que tem até mais de 3 metros de comprimento.

Anatomia

Cada segmento, com exceção do primeiro e do último, tem quatro pares de pequenas cerdas chamadas setae. Elas ajudam a minhoca a se movimentar no solo. Apesar de seu tamanho, elas possuem um sistema digestivo complexo. O alimento passa em dois pequenos órgãos, onde é moído, digerido e movido para o intestino delgado. Elas também têm um sistema circulatório fechado com cinco pares de corações; uma boca e um cérebro simples na extremidade da cabeça e um ânus no fim da cauda.

Objetivo

Minhocas comuns são criaturas benéficas. Elas melhoram o solo onde quer que estejam presentes, fornecendo um meio natural de aeração. Como se movem pelo solo, criam túneis, o que ajuda na passagem de ar e água em direção às raízes das plantas. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas e lixo, e excretam resíduos ricos em nitrogênio que fertilizam o solo. Além disso, são também o alimento favorito de tordos e a isca favorita dos pescadores.

Considerações

As minhocas são adaptadas à vida subterrânea. O solo é sua fonte de nutrição. Elas absorvem oxigênio através da pele fina, que é coberta com muco para ajudá-la a se manter úmida. Eles são propensos a perder umidade. Embora não tenham olhos, as minhocas possuem pequenos órgãos na extremidade da cabeça são sensíveis à luz. Elas também não têm ouvidos, mas respondem às vibrações no solo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível