×
Loading ...

Ninhos de pássaros que são pendurados em pequenos ramos

Atualizado em 20 julho, 2017

Os ninhos de pássaros são encontrados em diversos tamanhos diferentes. Embora muitas aves construam seus ninhos em cima de galhos de árvores ou em suas bordas, outras espécies anexam seus ninhos na casca da árvore ou os constroem em buraco no chão. Algumas espécies fazem buracos em troncos de árvores e constroem seus ninhos dentro. Enquanto outras penduram seus ninhos nos galhos das árvores. Esses ninhos que são pendurados são classificados de duas formas: os ninhos suspensos e os ninhos pendulares.

Ninho pendular (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Ninhos suspensos

Os ninhos suspensos possuem o formato de um copo aberto ou são ovais. Eles são pendurados a partir do lado de baixo dos galhos das árvores, assentado-se na maioria das vezes sobre as forquilhas formadas logo abaixo. Esses ninhos são pendurados no lado inferior das forquilhas de dois ou mais ramos de uma árvore de pequeno porte. As partes laterais e traseira do ninho são anexadas aos ramos com teias de aranha e pequenas gramíneas. O copo aberto é onde a fêmea coloca seus ovos.

Loading...

As aves que fazem ninhos suspensos

O corrupião-oliva, o corrupião-dourado-da-Eurásia, os vireonídeos em geral, o sabiá, as toutinegras, os beija-flores em geral e as garrinchas, todos constroem ninhos suspensos. Todas essas aves utilizam cascas de árvore, grama, musgo, ramos, celulose de vespa e teias de aranha para construir seus ninhos. Usando teias de aranha ou pequenas gramíneas, essas aves conseguem anexar as laterais de seus ninhos às forquilhas de árvores e arbustos. O interior do ninho é forrado com gramas, radículas, penas e pelos de animais, formando um berço macio e quente.

Um corrupião em seu ninho suspenso (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ninhos pendulares

Os ninhos pendulares geralmente possuem um formato arrendondado ou oval, com um pescoço que se prende a ponta de um ramo. O pescoço dos ninhos varia de comprimento e largura, dependendo da espécie da ave. As diferentes espécies de aves criam orifícios de entrada em diferentes áreas do ninho. Alguns orifícios de entrada estão localizados na parte superior do pescoço e alguns na parte superior da área do ninho em si. Algumas aves adicionam uma cauda ao fundo do ninho para servir como orifício de entrada.

As aves que fazem ninhos pendulares

A estrelinha-de-popa, estrelinha-de-cabeça-dourada, o pássaro-de-olho-branco, as pequenas cambaxirras, o corrupião-de-Baltmore, o japu e o pássaro-tecelão, todos esses constroem ninhos pendulares. Essas aves tecem a grama, teias de aranha, galhos e outras fibras vegetais em conjunto para formar o ninho e seu pescoço. Eles forram a área interior do ninho com musgo, palha e outros materiais macios. Algumas espécies decoram o exterior do ninho com flores e folhas. Os pássaros-tecelões constroem seus ninhos em forma de colônias, sendo comum ver 20, 30 casais construindo seus ninhos um acoplado ao outro em uma mesma árvore.

Os pássaros-bispo constroem ninhos pendulares (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...