O que fazer quando há níveis altos de nitrato na água potável?

Escrito por c.a. rubino | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando há níveis altos de nitrato na água potável?
Níveis de nitrato na água só podem ser detectados em laboratório (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A água potável contaminada é uma fonte de grande preocupação sanitária. Apesar da água distribuída pela concessionária ser testada regularmente em busca de contaminantes como altos níveis de nitrato, e apesar das empresas tomarem as medidas necessárias para manter a água segura para o consumo humano, poços artesianos e outras fontes podem desenvolver altos níveis de nitrato antes que se corrija este sério problema. Água potável com altos níveis de nitrato pode representar um sério risco à saúde.

Outras pessoas estão lendo

Nitrato

O nitrato é formado quando o nitrogênio, muitas vezes da amônia, entra em contato com a água oxigenada. O nitrato geralmente está presente nas plantas e diversos vegetais, e um ser humano adulto consome em média entre 20 e 70 miligramas de nitrato por dia. Este nível não é considerado perigoso, desde que seja consumido dentro de uma dieta balanceada. O nitrato também está presente naturalmente na água em uma concentração de menos de um miligrama por litro, nível também considerado seguro. Altos níveis desta substância, no entanto, são encontrados quando a água é exposta a contaminantes como fertilizantes, esterco animal, dejetos humanos e plantas deterioradas. A lei federal dos EUA, por exemplo, exige que o nível de nitrato na água disponibilizada para consumo público fique abaixo de 10 mg por litro, e recomenda a mesma proporção para fontes privadas.

Riscos à saúde

Altos níveis de nitrato na água representam o maior risco a bebês e crianças. Bebês expostos a água contaminada por nitrato podem desenvolver metemoglobinemia, o que impede que as células sanguíneas liberem oxigênio a outros tecidos. Isto faz a pele do bebê ficar com aspecto azulado, e pode causar coma ou até mesmo a morte. Mães que bebem água contendo altos níveis de nitrato podem passar a substância às crianças. Grávidas bebendo altos níveis de nitrato têm um alto risco de causar um defeito de nascença em seus filhos. Pessoas com certos problemas de saúde, como doenças cardíacas e câncer, também são sensíveis aos efeitos tóxicos dos altos níveis de nitrato, e podem ver uma piora no estado de saúde.

Crianças

Crianças, especialmente abaixo dos seis meses de idade, não devem consumir água com altos níveis de nitrato (acima de 50 mg) sob nenhuma circunstância. Grávidas e lactantes com crianças de menos de seis meses de idade devem evitar beber esta água diariamente. Bebês devem ser examinados para checar a presença de sinais de descoloração da pele, que geralmente começa nas mãos e pés ou em torno da boca. Se a pele começar a ficar azul ou cinza, procure um médico imediatamente.

Adultos

Adultos geralmente podem consumir pequenas quantidades de água contaminada por nitrato sem qualquer risco à saúde, embora o consumo diário deva ser o menor possível. A água contaminada não deve ser fervida sob nenhuma circunstância, porque ela vai concentrar o nitrato, intensificando seus efeitos negativos. A fonte da contaminação deve ser identificada imediatamente para reduzir a exposição de longo prazo à água contaminada. Se esterco ou dejetos animais estiverem presentes na localidade, o manuseio inadequado pode levar à contaminação. Outras fontes possíveis incluem poços defeituosos, fossas sépticas com vazamento, ou uso excessivo de fertilizantes. Se a fonte da contaminação não puder ser localizada e corrigida, as autoridades sanitárias locais devem ser avisadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível