Níveis normais de oximetria e pulso

Escrito por stephanie chandler | Traduzido por daniel tamayo
Níveis normais de oximetria e pulso

Medição da pulsação

commons.wikimedia.org

O pulso e a oximetria são as medidas da pulsação e da saturação de hemoglobina, respectivamente. A pulsação é facilmente medida usando o método do pulso, ou radial, então a parte mais importante é o nível de saturação de hemoglobina. A quantidade de hemoglobina saturada com o oxigênio é um indicador importante para pacientes, especialmente na UTI ou situações de emergência.

Outras pessoas estão lendo

Transporte de oxigênio

Para entender o pulso e a oximetria, e o que indica uma leitura normal, é importante primeiro entender como o oxigênio é transportado no sangue. O sangue possui células vermelhas, brancas e plasma. As células vermelhas contêm hemoglobina, um composto formado por uma cadeira de globina e ferro. Cada uma dessas moléculas tem a habilidade de carregar oito átomos de oxigênio. Como o oxigênio é essencial para a vida, essa função da hemoglobina é essencial também.

Níveis de saturação

A hemoglobina tem uma afinidade tão grande com o oxigênio que a saturação completa (100%) poderia ser possível, mas apenas na presença de oxigênio puro. Na presença de ar comum, que tem apenas 21% de oxigênio, é raro chegar à oxigenação completa. Dessa forma, o nível normal da oximetria varia entre 95% a 98%, mas um nível baixo de 90% pode ser comum.

Medindo

Um oxímetro de pulso consiste em uma sonde de dois lados que emite luz vermelha e infravermelha através do tecido corporal, geralmente o dedo. Apesar da maior parte da luz ser absorvida pelo tecido, uma pequena quantidade é usada para calcular a saturação de hemoglobina, já que os níveis de absorção da hemoglobina rica em oxigênio e da pobre são diferentes.

Níveis baixos

Uma leitura de oximetria entre 85% e 90% pode indicar uma falha respiratória. É uma margem muito pequena, considerando que os níveis normais podem chegar até a 90%. Porém, quando o nível de saturação cai abaixo de 90%, não há oxigênio suficiente no sangue para que as células funcionem normalmente. Os pacientes com esse nível devem receber oxigênio para aumentar os níveis e aliviar o impacto respiratório.

Limitações

Um oxímetro só consegue funcionar quando um pulso periférico forte detectável está disponível. Se esse pulso for fraco, a leitura não será confiável. Pacientes com batidas irregulares também podem dar leituras falsas. Evite a presença de luzes fortes ao fazer a leitura, pois isso pode interferir com a luz transmitida pelo medidor. O movimento também pode afetar a luz, então os pacientes devem ficar parados para uma leitura precisa. Por conta dessas limitações, o nível da oximetria só deve ser considerada normal depois de várias leituras.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media