Mais
×

Níveis de potássio no sangue

Atualizado em 17 abril, 2017

O potássio é um eletrólito; um mineral presente naturalmente no corpo. Muitas frutas e vegetais o fornecem para uma dieta. Ele funciona juntamente com outros eletrólitos e seus níveis anormais no sangue podem afetar funções corporais importantes.

Saiba mais sobre os efeitos do potássio no organismo (Electron Shell of Potassium (image courtesy of Wikimedia Commons))

Função

O corpo precisa de potássio para manter o seu equilíbrio hídrico e eletrolítico. Ele também é importante para a o funcionamento dos nervos e músculos, assim como para a transferência de nutrientes até as células e, ainda, para a remoção de resíduos nas células.

Níveis normais em adultos

Enquanto intervalos normais variam ligeiramente de laboratório para laboratório, eles geralmente ficam em torno de 3,5 a 5,0 mEq / L (miliequivalentes por litro).

Níveis normais em crianças

Os valores normais variam geralmente entre 3,4 a 4,7 mEq / L em crianças, 4,1 a 5,3 mEq / L em bebês e 3,9 a 5,9 mEq / L em recém-nascidos.

Razões para valores altos

Níveis elevados de potássio no sangue (hipercalemia) podem ser um sinal de danos nos rins. Outras causas de hipercalemia são o uso excessivo de suplementos à base de potássio, alta acidez no sangue, certos medicamentos e certos problemas médicos, como ataques cardíacos, queimaduras graves ou desequilíbrio químico devido à diabetes.

Razões para valores baixos

Baixos níveis de potássio no sangue (hipocalemia) muitas vezes ocorrem quando as glândulas suprarrenais produzem muita aldosterona. Outras causas da hipocalemia incluem certas drogas, desidratação e algumas doenças.

Efeitos

Níveis anormais de potássio no sangue podem causar vários problemas, incluindo: disfunção muscular, náuseas, diarreia, irritabilidade, desidratação, pressão arterial baixa e confusão mental.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article