Níveis das roupas de proteção

Escrito por eija rissanen | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Níveis das roupas de proteção
Conheça os níveis das roupas protetoras e suas finalidades (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

As roupas de proteção foram desenvolvidas para ajudar os empregados a se manterem seguros enquanto fazem trabalhos em condições perigosas. Elas possuem quatro diferentes níveis, e a escolha do nível adequado depende da possibilidade dos perigos encontrados pelos empregados no ambiente de trabalho. Essas indicações ajudam o funcionário a encontrar o tipo adequado de roupa protetora para as condições e perigos enfrentados no dia a dia em seu ambiente de trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Roupa de proteção

As razões mais importantes para escolher um nível específico da roupa envolvem a identificação dos perigos prováveis, a performance necessária da roupa para proteger contra esses perigos e a identificação do modo que esses problemas podem afetar os empregados. Isso é importante, pois certos tipos de materiais das roupas podem proteger você apenas contra alguns tipos de perigos, e a rota mais comum dos materiais prejudiciais à saúde são pela inalação, absorção pela pele, ingestão e contato com olho ou pele. Além disso, as roupas protetoras precisam ser adequadas ao tipo e condição de trabalho para fornecer toda a proteção necessária.

Nível A

Você deve utilizar roupas de proteção de nível A quando for necessária a máxima proteção de pele, olho e da respiração contra substâncias perigosas; quando houver uma medida muita alta de concentrações de vapores atmosféricos, gases ou partículas no ar; ou quando existir um alto potencial de exposição a esses fatores. O nível A de proteção também é necessário se substâncias muito perigosas possam entrar em contato com a pele ou se o trabalho é realizado em um ambiente confinado e com pouca ventilação, onde a periculosidade das substâncias é desconhecida. As roupas de proteção nível A incluem trajes resistentes a produtos químicos, macacão, mangas longas, luvas com proteção externa ou internas contra produtos químicos, botas resistentes contra química com ponteira de aço e calço reforçado, capacete rígido e destacável da roupa, luvas e botas vestidas por cima das roupas de proteção química. Além disso, você precisa usar aparelho sob pressão positiva com cobertura facial total, aparato para auto respiração ou respirador de ar, todos aprovados pelo órgao competente

Nível B

As roupas protetoras de nível B incluem macacões ou trajes resistentes a químicas, capuz, luvas com proteção externa contar químicas, luvas com proteção interna contra químicas, botas com proteção externa contar química e com ponteira de aço e calço reforçado, coberturas descartáveis e resistentes a químicas para botas, capacete e viseira. Além disso, você precisará utilizar um aparelho de auto respiração sob pressão positiva com cobertura total da face ou respirador de ar. Você precisará também de roupas protetoras de nível B quando for necessária a máxima proteção para respiração e uma proteção menor para a pele, com menos de 19,5% de oxigênio na atmosfera.

Nível C

Roupas protetoras de nível C incluem macacões ou roupas resistentes a elementos químicos com capuz, macacão fechado completo, luvas com resistência externa e interna contra agentes químicos, botas com resistência química externa com ponta de aço e calço reforçado, capas protetoras descartáveis resistentes a química para as botas, capacete, máscara respiratória de emergência e viseira. Além disso, você precisará utilizar também de um respirador e purificador de ar com máscara de cobertura facial total ou parcial. As roupas de proteção de nível C são usadas quando os tipos e concentrações das substâncias transportadas pelo ar são conhecidas.

Nível D

As roupas protetoras de nível D incluem macacões fechados, luvas, botas resistentes a produtos químicos ou sapatos com ponta de aço e calço reforçado, botas com camada externa de proteção contra substâncias químicas, óculos de proteção, capacete, máscara de emergência e viseira. Você deve usar trajes de proteção nível D quando o risco de contaminação não for alarmante, quando você trabalhar em um ambiente sem nenhum perigo ou quando seu trabalho não inclui respingos de líquidos, imersão, possíveis inalações ou contato com produtos químicos perigosos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível