Quanto os níveis da tireoide flutuam a cada dia?

Escrito por holly huntington | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A tireoide, uma pequena glândula localizada na base do pescoço (abaixo do pomo de Adão e com formato de borboleta), é responsável pela produção de dois hormônios muito importantes para o corpo: a tri-iodotironina e a tiroxina. Vá ao médico para que ele examine sua tireoide, especialmente se você estiver com problemas com a temperatura de seu corpo (se estiver muito frio ou muito quente) ou seu corpo não estiver usando as gorduras e carboidratos tão rápido quanto deveria (você estiver ganhando peso), pois ela controla essas e outras funções. Os níveis normais da tireoide são entre 0,03 e 3 — e apesar de os níveis oscilarem bastante com o tempo, eles não o fazem o suficiente para justificar medi-los todos os dias.

Outras pessoas estão lendo

Hormônios da tireoide e como são produzidos

Existem dois hormônios da tireoide: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4), mas existe também um hormônio estimulante da tireoide (TSH). A hipófise é responsável pela criação do TSH e até possui células especiais para produzi-lo. O hipotálamo regula a hipófise para produzir o TSH. Esta, juntamente com o hipotálamo, também controla a produção dos outros dois hormônios e envia os três para o corpo para realizar várias funções importantes, como a regulagem de seus batimentos cardíacos.

Processo e perigos das oscilações de nível

O hipotálamo comanda a necessidade de TSH no corpo, enviando um sinal para a hipófise. Esta, por sua vez, determina a quantidade exata de TSH necessária pelos níveis de T3 e T4 já presentes no sangue. Portanto, qualquer oscilação do nível de qualquer um desses três hormônios no sangue por outras influências (remédios ou problemas de saúde) podem fazer com que o hipotálamo e a hipófise produzam e liberem muito ou pouco desses importantes hormônios. Isso cria oscilações dos níveis da tireoide e possíveis problemas com o processamento de gorduras, manutenção da temperatura corporal e regulagem dos batimentos cardíacos.

Razões para as oscilações de níveis

Existem várias razões para que os níveis da tireoide oscilem: estresse; doença; alguns remédios com receita médica, como anti-depressivos; gravidez; mudanças climáticas; consumir determinado tipo de alimento em excesso, como soja, repolho, couve, nabos; iniciar/parar o uso de ferro, vitaminas ou alimentos com alto teor de fibras; tempo de dosagem de pílulas de controle de natalidade e mudanças na potência de medicamentos para a tireoide.

Oscilação diária dos níveis

Como a oscilação dos níveis pode lhe dar um batimento cardíaco irregular, alterar sua temperatura corporal e fazê-lo acumular gordura, é importante saber como esses níveis oscilam no seu dia-a-dia — e o que causa essas oscilações, caso ocorram. De acordo com o site "MyThyroid.com", não há razões para preocupar-se sobre possíveis oscilações diárias da tireoide, pois os hormônios T3, T4 e TSH não oscilam muito no decorrer de um dia — ou mesmo no dia-a-dia. Além disso, o teste de sangue para a tireoide é um indicador altamente confiável de qualquer anormalidade (ou falta de uma) com a tireoide.

Aviso

Apesar de uma oscilação diária e reconhecível nos níveis da tireoide não ser provável, avise seu médico sobre qualquer mudança em medicamentos ou estilo de vida, especialmente se um nível anormalmente alto (ou baixo) aparecer em um teste que você tiver feito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível