Os níveis de tomada de perspectiva social

Escrito por kenneth w. michael wills | Traduzido por regina fleck
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Os níveis de tomada de perspectiva social
A tomada de perspectiva social é importante para o desenvolvimento social de uma criança. (Ezra Shaw/Digital Vision/Getty Images)

Perspectiva social é a habilidade de compreender o ponto de vista de outra pessoa a fim de entendê-lo e enfatizá-lo. Seu papel é considerado central para o desenvolvimento social de uma criança. Muitos psicólogos vêm propondo teorias relacionadas com a tomada de perspectiva social, mas o modelo mais utilizado é o de Robert Selman. Ele introduziu cinco níveis de perspectiva social no desenvolvimento da criança. Cada uma destas fases é definida de acordo com a idade da criança, a menos que algo dificulte o desenvolvimento da criança em um nível mais elevado desta perspectiva.

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Atitude social egocêntrica

Este ponto de vista é proeminente em crianças entre as idades de 3 a 6. Uma criança com um ponto de vista egocêntrico pode reconhecer que ele e outros têm diferentes sentimentos e pensamentos, mas muitas vezes confunde os dois. Na maioria dos casos as crianças vão esperar que os outros sintam e pensem como elas.

Atitude social determinada pela informação

Dos 6 aos 8 anos de idade, as crianças desenvolvem um ponto de vista sócio-informacional. Elas percebem que as pessoas têm informações diferentes sobre qualquer condição ou assunto, e estas diferenças resultam em diferentes perspectivas. As crianças podem adivinhar corretamente que as pessoas podem mudar de ideia sobre uma determinada situação se tiverem informações adicionais.

Atitude social determinada pela reflexão

Entre os 8 e os 10 anos de idade, as crianças começam a perceber que podem tentar pensar como os outros e tentar entender os pensamentos e sentimentos de outras pessoas. Elas também começam a compreender que os outros podem fazer o mesmo com elas. Isto significa que a criança percebe que pode explicar uma situação para alguém e alterar o ponto de vista da pessoa com base na informação fornecida.

Atitude social determinada pela reciprocidade

Dos 10 aos 12 anos de idade, as crianças percebem que podem sair de uma troca entre duas partes e incluir a perspectiva de terceiros em uma situação ou assunto. Percebem que um terceiro pode tirar conclusões e podem imaginar como esse terceiro chega a essas conclusões. Nesta fase, as crianças podem perceber mais de um ponto de vista ao mesmo tempo.

Atitude social determinada pelo sistema sócio-convencional

Este ponto de vista se desenvolve entre os 12 e os 15 anos, quando uma criança aprende que os valores da sociedade podem influenciar a perspectiva dos outros e alterar o ponto de vista de terceiros. Por exemplo, se uma criança se depara com a quebra de uma promessa para realizar um bem maior, a criança pode explicar o raciocínio do bem maior com base em valores sociais mais amplos.

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