Qual é o nível de decibéis em um avião a jato?

Escrito por rick carlton | Traduzido por marcos silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o nível de decibéis em um avião a jato?
Os sons são difíceis de definir quantitativamente (Image by Mooreslore Corante)

O ouvido humano é um dispositivo orgânico surpreendente, no entanto para um indivíduo é quase impossível definir o valor exato de um determinado som, uma vez que há uma série de fatores externos que normalmente influenciam as medições científicas. Porém, existem faixas de som que darão ao leitor uma aproximação razoável do valor do que está sendo ouvido.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona a audição

A orelha reconhece barulhos na base de várias ondas de pressão emitidas a partir de um objeto sonoro e caracteriza o som pela sua intensidade e frequência. Quando estas ondas alcançam o ouvido, vibrações mecânicas são excitadas no tímpano e as vibrações subsequentes são, por sua vez, convertidas em energia eléctrica e transmitidas ao cérebro.

Qual é o nível de decibéis em um avião a jato?
Energia sonora é convertida em energia elétrica

Diferentes sons - diferente frequências - diferentes amplitudes

O ouvido humano é tipicamente capaz de identificar as frequências de sons que variam a partir de 20 ciclos, na parte inferior, a 20.000 ciclos na parte alta. Isso não quer dizer necessariamente que todo mundo gosta da mesma faixa de frequência, mas, em média, esta gama é geralmente precisa. Como mencionado anteriormente, o som é caracterizado pela frequência, bem como a intensidade, por isso, a fim de estabelecer uma comparação adequada é preciso estabelecer uma forma de medir o volume de um som. Neste caso, usamos decibéis (DBS) como unidade de medida, e utilizamos esta para descrever a amplitude total de um som em particular.

Qual é o nível de decibéis em um avião a jato?
Decibéis é a unidade de medida de som

Quanto alto é muito alto

Os seguintes sons podem ser identificados juntamente com a sua amplitude, tal como descrito em decibéis (dBs) em:

Limiar da Audição (TOH) - 0 dB Cintilar das folhas - 10 dB Sussurro - 20 dB Conversa normal - 60 dB Rua de tráfego intenso - 70 dB Aspirador - 80 dB Orquestra grande - 98 dB Mp3 no volume máximo - 100 dB Primeira fila de um show de Rock - 110 dB Limiar da Dor - 130 dB

Qual é o nível de decibéis em um avião a jato?
Quantificação dos sons (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O jato e seus sons

Quase todos entendem que os jatos são barulhentos, mas por quê? Na decolagem, o ruído é gerado principalmente pelo ar que passa por dentro da entrada na parte dianteira do motor e, subsequentemente, o som produzido com o escape é empurrado para fora na parte traseira do avião.

Qual é o nível de decibéis em um avião a jato?
Jatos produzem sons diferentes em momentos diferentes

Então quão barulhento é um jato?

Depende do jato. Aeronaves militares não são limitadas pelo ruído, uma vez que necessitam de todo o poder que podem produzir. Portanto, um caça militar típico, como um FA-18, irá produzir uma média de 140 e 160 dB durante a decolagem. No caso da aviação comercial, existem dois tipos de motores que são normalmente encontrados em aeroportos diariamente, o jato puro e o fanjet. O primeiro destes motores são utilizados principalmente em aeronaves mais antigas, tais como o DC10 ou DC-9. De acordo com a FAB, os motores antigos produzem uma média de 120 e 140 dB na decolagem. No caso dos fanjets mais recentes, onde o foco foi e continuará sendo a redução do ruído e a eficiência de combustível, os valores dos ruídos são um pouco mais baixos, uma média de 100 a 120 dB na decolagem.

Qual é o nível de decibéis em um avião a jato?
Motores diferentes produzem sons diferentes

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível